Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br

Ecos do mensalão

O PSDB usará o lançamento de sua declaração de princípios programáticos, amanhã, para dizer que o PT afronta o Judiciário ao lançar dúvidas sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão. Um dos pontos da cartilha falará do respeito às instituições. Apesar da ação do Planalto para manter Dilma Rousseff afastada da reação às condenações, os tucanos vão questionar a presença da presidente em ato de desagravo aos petistas presos, na semana passada.

Bandeira 1 A cartilha, que será a base do programa de governo da candidatura de Aécio Neves, vai propor a criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional.

Bandeira 2 A ideia é estabelecer metas de gastos e avanços na educação e estabelecer pagamento de bônus por desempenho de professores e diretores de escolas.

De casa Alexandre Padilha deve levar a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral, para coordenar o grupo que vai elaborar seu programa de governo no ano que vem.

Para depois O PT vai encerrar o ano sem dar posse a seus novos dirigentes em um único Estado: o Maranhão. A eleição interna foi marcada por suspeitas de fraude, e a solução do impasse ficará para o ano que vem.

Timing Embalada pelo julgamento no STF, Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) busca assinaturas no Senado Federal para uma proposta de emenda à Constituição que propõe proibir a doação de pessoas jurídicas a partidos políticos e candidatos.

Petit comitê Dilma comemorou seu aniversário no sábado, em Porto Alegre, com poucas pessoas. Entre elas, estavam o ex-marido Carlos Araújo e a filha, Paula. O encontro teve a participação de uma dupla de cantores, que embalou a noite com músicas típicas do Sul.

Ação... Preocupada com os efeitos na economia de um possível rebaixamento da nota do Brasil pelas agências de risco, a presidente ordenou a Guido Mantega (Fazenda) que faça um tour por bancos, consultorias e agências para explicar que as contas públicas, balança comercial e inflação estão sob controle.

... preventiva Segundo interlocutores do governo, o ministro irá assegurar que em 2014 não haverá "contabilidade criativa", as manobras fiscais que garantiram o superavit das contas brasileiras nos últimos anos.

Onde pega Existe um consenso entre os ministros políticos de Dilma que um eventual rebaixamento dos títulos brasileiros teria efeitos graves na candidatura de reeleição da petista em 2014.

Olho no lance? O artigo do ex-ministro Henrique Meirelles na Folha de ontem, defendendo cortes de gastos e a independência do Banco Central, foi lido no Palácio do Planalto como um lançamento oficial de sua candidatura ao lugar de Guido Mantega.

No páreo Desde agosto, quando surgiram as denúncias de espionagem norte-americana no Brasil, o Ministério da Defesa intensificou seus contatos com a Suécia na negociação que visa a aquisição de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira.

Junto... A agência brasileira de inteligência tem intensificado a parceria com órgãos como a Polícia Federal. Wilson Trezza (Abin) foi recepcionado na porta pelo superintendente do Distrito Federal, no último dia 28.

... e misturado O encontro chamou a atenção dos arapongas: após as 19h, fora do expediente. A PF diz que foi uma visita de cortesia.

Tiroteio

No Congresso, os parlamentares fogem da criminalização do financiamento privado de campanha como Satanás foge do crucifixo.

DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), sobre a discussão em torno da proibição de doações de empresas nas campanhas eleitorais, em curso no STF.

Contraponto

Primeiro os mais velhos

Prováveis adversários na disputa pelo governo de São Paulo no ano que vem, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), se encontraram na sexta-feira em evento na entidade.

No final da solenidade, Skaf perguntou ao petista:

-Padilha, quantos anos você tem mesmo?

-Tenho 42 -respondeu o ministro.

-Ah, muito novo! Então você pode esperar mais um pouco para ser candidato a governador -concluiu o empresário, em tom camarada.

-Tá bom, então... -desconversou Padilha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página