Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Justiça manda governo proteger terra indígena

DO RECIFE

A Justiça Federal determinou que União e Funai (Fundação Nacional do Índio) adotem medidas de segurança para, em 24 horas, proteger a terra indígena Tenharim Marmelos, em Humaitá (AM).

Concedida sábado à noite, a liminar da juíza federal Marília Gurgel de Paiva e Sales diz que a União deve instalar postos de fiscalização nos extremos da reserva e monitorar trecho da rodovia Transamazônica (BR-230) que passa pela área indígena.

O local está sob ameaça de invasão de não-indígenas, que acreditam que três desaparecidos desde o dia 16 foram sequestrados por índios, após a morte de um cacique.

A Justiça determinou ainda que União e Funai garantam o retorno dos índios que estão refugiados no 54º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército.

A decisão atende a uma ação civil pública do Ministério Público Federal.

Há uma onda de violência na região desde a semana passada. A sede da Funai e veículos foram incendiados. Em Apuí (AM), 300 pessoas destruíram um local usado por índios como pedágio ilegal.

Policiais de forças federais e estaduais buscam pelos três desaparecidos: Aldeney Salvador (funcionário da Eletrobras), Luciano Ferreira (representante comercial) e Stef de Souza (professor).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página