Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Policial tentou impedir denúncia contra Agnelo

Gravação mostra major tentando convencer delator a desistir de acusar governador do DF

FILIPE COUTINHO
LÚCIO VAZ
DE BRASÍLIA

O policial militar João Dias Ferreira, preso semana passada pela corregedoria da corporação, foi pressionado por um major a desistir de acusar o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), investigado por supostas irregularidades quando era ministro do Esporte.

Ferreira é dono de duas ONGs acusadas de desviar dinheiro do Esporte. Suspeitas levantadas por ele levaram à queda de Orlando Silva da pasta. Na semana passada, o PM foi preso.

A prisão ocorreu após o delator jogar R$ 159 mil na mesa de funcionários do governo do Distrito Federal e agredir duas pessoas. Ele diz ter recebido o dinheiro para desistir das acusações contra o governador petista.

Durante o período em que esteve preso, Ferreira foi pressionado por um colega a não falar sobre a origem do dinheiro "devolvido", segundo ele um "cala-boca".

A Folha teve acesso a um diálogo de 25 minutos entre o delator e integrantes da corregedoria da PM.

"Dá um tempo, pensa o que você vai fazer, para decidir se é réu confesso e cometeu corrupção passiva. Isso aqui não vai para a imprensa, o sistema aqui é diferente. Você está trazendo um esquema de corrupção, que é principalmente sua", disse um policial para Dias.

Na conversa, o mesmo policial dá a entender que o delator poderia ter tratamento diferenciado. "Nossa corporação, lamentavelmente, tem dois tratamentos. Não sei se você está entendendo, uma turma é tratada de uma forma e outra tratada de outra forma", afirmou.

Segundo o corregedor da PM, coronel Jahir Lobo, a conversa é com o major Márcio Barbosa. Os advogados de Ferreira dizem que foi com o major Elisnei Dias.

Na mesma manhã, segundo o corregedor, o major Barbosa afirmou que Ferreira desistiu de delatar o governador petista. O governo do Distrito Federal disse que não iria se pronunciar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.