Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Transmissão de sessões do STF afeta julgamentos, diz Barbosa

Em Paris, ministro critica também cobertura jornalística da corte

GRACILIANO ROCHA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PARIS

Em uma conferência para cerca de 200 juristas e acadêmicos em Paris, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse que a superexposição nas transmissões ao vivo contamina os julgamentos da corte.

No discurso, em francês, afirmou que a lei que criou a TV Justiça foi "imperativo democrático" e que as transmissões reforçam a transparência. Mas, em seguida, citou "brechas": favorecer a falta de objetividade dos magistrados e dificultar a deliberação baseada no diálogo entre eles.

A conferência de Barbosa, em colóquio no Conselho Constitucional (equivalente francês do STF), foi sobre a influência da publicidade sobre a racionalidade das decisões.

No seu diagnóstico, ele expressou incômodo com o tom da cobertura jornalística.

Para Barbosa, a imprensa brasileira privilegia a cobertura das relações entre os ministros em detrimento das decisões. "Se a transparência é democraticamente desejável e essencial, é necessário combinar com decência e moderação", disse. "A decência dos jornalistas de se concentrar nas questões jurídicas e não nas questões pessoais. E a moderação dos ministros para que o colegiado triunfe sobre a individualidade."

Após a conferência, Barbosa disse a jornalistas que o advogado do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) cometeu "grosseria preconceituosa" ao acusá-lo de estar dando um "rolezinho em Paris".

Em entrevista ao jornal "O Globo", Alberto Toron criticou o ministro por ter viajado sem ter assinado o mandado de prisão do petista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página