Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileiro é novo 'guardião' do conclave

Nomeado pelo papa, paulista Ilson de Jesus Montanari atuará na coordenação das eleições de novos pontífices

Arcebispo assume cargo de secretário do Colégio Cardinalício, que costuma assegurar ascensão a cardeal

FABIANO MAISONNAVE DE SÃO PAULO

O papa Francisco nomeou ontem o arcebispo Ilson de Jesus Montanari, 54, como novo secretário do Colégio Cardinalício, cargo que tradicionalmente assegura ao ocupante a ascensão a cardeal.

Paulista, Montanari acumulará a função com a de secretário para a Congregação dos Bispos, ocupada desde outubro, quando foi alçado bispo.

Uma das funções do secretário do Colégio Cardinalício é a de atuar na coordenação dos trabalhos do conclave, eleição secreta dos papas.

O brasileiro substituirá o italiano Lorenzo Baldisseri, ex-núncio apostólico no Brasil, que agora passa a secretário do Sínodo dos Bispos.

Durante o conclave que escolheu Francisco, em março, Baldisseri chamou a atenção quando o papa colocou seu antigo solidéu (chapéu) vermelho de cardeal e lhe disse: "Você é um meio cardeal".

De fato, Baldisseri está entre os primeiros 19 cardeais escolhidos por Francisco, entre eles o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta. Eles serão formalmente elevados a cardeal em 22 de fevereiro.

Natural de Sertãozinho (a 333 km da capital paulista), onde atuou como religioso, Montanari "sempre foi um padre com muitas qualidades", diz padre Chico, da vizinha Ribeirão Preto. Ele destacou o trabalho de coordenador de pastoral do colega.

Atualmente, o Brasil tem cinco cardeais com menos de 80 anos --aptos, portanto, a participar de um conclave.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página