Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cotidiano em cima da hora

Com desconto, conta de água pode cair 48%, afirma Sabesp

Plano de economia vale para sistema Cantareira, que abastece 8,4 milhões

Calor e estiagem fazem reservatório atingir nível mais baixo; com 35,8°C, cidade teve ontem dia mais quente de 2014

DE SÃO PAULO

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) divulgou ontem o plano de incentivo à redução do consumo de água que pode diminuir em até 48% o valor da conta dos usuários do sistema Cantareira, o principal da Grande São Paulo.

A meta é evitar o racionamento, pois o nível do reservatório, que abrange 8,4 milhões de pessoas, atingiu seu nível histórico mais baixo (21,9%).

Isso ocorre por causa da falta de chuvas e do calor.

Ontem, a capital registrou o dia mais quente do ano, com 35,8°C, segundo o Inmet. Foi ainda o recorde para fevereiro nos últimos 71 anos. Janeiro já havia tido a maior média já registrada: 31,9°C.

Como adiantado ontem pela Folha, o plano da Sabesp prevê 30% de desconto sobre o valor da conta para quem reduzir a partir de 20% seu consumo médio (em relação aos últimos 12 meses).

Nesse caso, a queda total da tarifa seria de 44%. Mas, como a alíquota de pagamento é feita por faixas de consumo, quem atingir a meta de economia pode, em alguns casos, "cair" de faixa, o que diminuirá ainda mais o valor.

A redução real da conta pode assim chegar a 48%, diz Dilma Pena, presidente da empresa. "Confiamos que o incentivo será suficiente", afirmou. "Racionamento não está no nosso radar."

O desconto vale apenas para quem é abastecido pelo Cantareira. O manancial fornece água para as zonas norte e central da capital, além das cidades de Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba.

Parte de Guarulhos, São Caetano do Sul e da zona oeste da capital também é abastecida pelo reservatório.

Para saber se tem direito ao incentivo, o consumidor pode olhar em sua conta qual sistema lhe fornece água.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página