Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Senador do PMDB será indicado para comandar Turismo

Após meses de tensa negociação com o governo, Vital do Rêgo foi chamado nesta semana para assumir ministério

Escolha foi confirmada por assessores de Dilma, mas anúncio oficial deve ficar para depois do Carnaval

ANDRÉIA SADI VALDO CRUZ DE BRASÍLIA

Após meses de tensa negociação, a presidente Dilma Rousseff vai indicar o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para sua equipe ministerial.

Caso não haja nenhuma reviravolta, o senador vai ocupar o Ministério do Turismo, posto para o qual foi convidado nesta semana.

A informação foi confirmada à Folha por assessores do Palácio do Planalto e por integrantes do PMDB.

A articulação foi conduzida na semana passada pelo ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e auxiliares da presidente. Segundo integrantes da legenda do vice-presidente, Michel Temer, o senador já foi avisado, mas a decisão só deve ser divulgada após o Carnaval.

O nome de Vital estava cotado para a Esplanada desde o ano passado, mas para uma outra vaga: a da Integração Nacional.

A indicação tinha o consenso da bancada do Senado e da Câmara. Dilma, no entanto, pegou os peemedebistas de surpresa no começo do ano ao tentar um acordo para emplacar o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que não estava no xadrez ministerial, para a vaga.

Peemedebistas dizem que a presidente ofereceu o posto para tirá-lo do quadro sucessório no Ceará. No Estado, os aliados do governo federal Cid e Ciro Gomes querem lançar candidato e não querem o senador como adversário.

Irritada, a bancada do PMDB na Câmara abriu mão de indicar sucessores no Turismo e na Agricultura, pastas que hoje estão sob comando dos deputados do partido Gastão Vieira (MA) e Antônio Andrade (MG), respectivamente. Ambos sairão do cargo para disputar a eleição.

O modelo também desagrada o PMDB na Câmara porque o grupo queria que Dilma entregasse o comando de outra pasta a um deputado peemedebista, como Portos, Ciência e Tecnologia ou a própria Integração Nacional, o que não deve ocorrer.

Neste cenário, Dilma deve entregar ao Pros --partido recém-criado que apoia a sua reeleição-- a cobiçada pasta de Integração Nacional.

Além do PMDB, a presidente ainda vai discutir cargos com outros aliados, como PTB e PP. Os petebistas hoje não ocupam nenhum ministério e devem ser contemplados com uma pasta em troca de aliança para a reeleição da petista em outubro.

Já o PP, que comanda o Ministério das Cidades, deve apenas substituir Aguinaldo Ribeiro, titular da pasta, por outro integrante da legenda, sem ampliar seu espaço.

As pendências do PMDB com a presidente também têm travado as negociações estaduais que passam pelo apoio à reeleição da petista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página