Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Dublê de candidato

Com a presidente Dilma Rousseff impedida legalmente de fazer campanha até junho, Lula deve assumir a linha de frente. O ex-presidente está montando uma estrutura para gravação de vídeos em seu instituto para aumentar o número de mensagens a serem bombardeadas nas redes sociais. O petista pretende intensificar também as viagens pelo país até o meio do ano, quando a sucessora poderá participar oficialmente dos eventos da candidatura.

-

Metralhadora Entre dirigentes petistas, é esperado que o ex-presidente suba o tom nos vídeos e nos eventos contra as candidaturas dos rivais Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Pulga No Palácio do Planalto, a estratégia foi vista com ressalvas, por receio de que alimente ainda mais o "Volta, Lula" entre petistas.

Quaresma Lula deve se reunir com Dilma em Brasília na tarde de Quarta-Feira de Cinzas. O ex-presidente disse a aliados que pretende conversar com a sucessora sobre o estremecimento da relação entre governo e Congresso.

Blocão De um dirigente petista, quando questionado sobre quais expoentes do partido estariam envolvidos na movimentação interna pela troca da presidente pelo antecessor: "Eu estou, mas você não pode publicar".

Senha A campanha pelo retorno de Lula é alimentada por políticos que perderam acesso ao Palácio do Planalto. Um deles diz que o ex-presidente só voltaria se a própria Dilma disser que o projeto petista está em risco.

Sotaque O colegiado de marqueteiros que Aécio Neves (PSDB) está montando para a campanha presidencial deve contar com a participação de José Maria Andrade, jornalista que fez todas as campanhas do senador Cássio Cunha Lima na Paraíba.

Sotaque 2 Andrade e outros profissionais da região serão os responsáveis pelos textos referentes ao Nordeste na propaganda tucana.

Pauta... Michel Temer disse a peemedebistas que tentou puxar conversa com Dilma sobre a reforma ministerial na reunião de quinta-feira no Palácio da Alvorada, mas a presidente o cortou. Só quis falar de alianças entre PT e PMDB nos Estados.

... única Mesmo assim, o PMDB diz que os dois assuntos estão intimamente ligados: se Vital do Rêgo não ganhasse um ministério, o partido ameaçava pular no colo do PSDB na eleição da Paraíba e subir no palanque de Aécio Neves. A reforma também pode acalmar os ânimos do PMDB mineiro, que hoje ocupa a Agricultura.

Solução Integrantes do governo já admitem que agora Dilma deve trabalhar para manter dois palanques no Ceará, após o fracasso das negociações para tirar Eunício Oliveira (PMDB) da corrida para o governo. A presidente apoiaria o peemedebista e o candidato do governador Cid Gomes (Pros).

Buchada Um auxiliar da presidente reconhece que ela teria evitado dissabores com a Câmara se tivesse acatado logo de cara o pleito do PMDB para que Vital do Rêgo virasse ministro: "Pusemos o bode na sala, mas perdemos o controle do bode".

Xepa Pelo desenho do Planalto, uma vez resolvida a sucessão no Turismo, sobram Integração e Embratur para acomodar PTB e Pros.

Por... O esforço de dirigentes do PSB para pavimentar a candidatura de Miro Teixeira ao governo do Rio tem como pano de fundo a esperança de ainda atrair o Pros para a aliança presidencial de Eduardo Campos.

... tabela Os pessebistas dizem que a cúpula do novo partido está insatisfeita com o tratamento dado pelo Planalto, que mantém linha direta apenas com os irmãos Cid e Ciro Gomes.

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

-

tiroteio

"Se um juiz admite que elevou as penas para dar exemplo, fugir da prescrição e mudar o regime, é motivo para impeachment."

DO ADVOGADO ANTONIO CARLOS ALMEIDA CASTRO, sobre a discussão entre Joaquim Barbosa e Luís Roberto Barroso na análise dos embargos infringentes.

-

contraponto

Bagagem de mão

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) viajaram lado a lado de Brasília para o Rio na última quinta-feira.

--Qualquer problema de atraso do voo ou no aeroporto, já reclamo com o chefe --brincou o parlamentar.

Os dois perceberam que estão lendo o mesmo livro, "O homem que amava os cachorros", do cubano Leonardo Padura, romance inspirado nas vidas de Leon Trótski e de Ramón Mercader, seu assassino.

--Relembrando seu passado trotskista, Wellington?

--Você sabe que não. Na Ação Popular eu era da turma papa hóstia, da esquerda católica, como você...


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página