Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Divisão de tarefas

A presidente Dilma Rousseff quer repetir na Copa do Mundo o modelo de atuação do Exército usado na Rio+20. O plano é foco de reação da Polícia Federal, que teme perder espaço. Pelo esboço em discussão entre o Planalto e os ministérios da Justiça e da Defesa, o Exército deverá fazer a segurança da "família Fifa", dos chefes de Estado e das 32 seleções durante o torneio. À PF caberia, segundo assessores da presidente, cuidar da inteligência e monitorar os esperados protestos.

-

On demand O Exército e os 90 mil homens da Força Nacional vão atuar ainda, mediante pedido de governadores, em locais onde haja risco de protestos violentos que comprometam a realização das partidas e a segurança de times e torcedores.

Que tal? Dilma pediu para o Itamaraty consultar Michelle Bachelet sobre a conveniência de realizar no Chile a reunião da Unasul (União das Nações Sul-Americanas)que vai discutir a crise política e social da Venezuela.

Penetras A cúpula está prevista para o dia seguinte ao da posse da presidente chilena. A ideia é aproveitar a presença dos chefes de Estado em Santiago para realizá-la, mas a brasileira quer se certificar de que Bachelet não se importará em misturar a festa da posse e o espinhoso caso venezuelano.

Pressa Dilma quer ver o marco civil da internet aprovado pelo Congresso a tempo de apresentá-lo na Conferência Internacional de Governança da Internet, que ocorre no país no final de abril.

Onde pega A votação, que está travada, pode acontecer até meados do mês que vem, se um grupo de 200 deputados ligados ao líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), conseguir a liberação de parte das emendas parlamentares que estão contingenciadas pelo governo.

Retaguarda 1 Um grupo de deputados e senadores cogita manter ativa a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, criada depois que Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito para presidir a comissão da Câmara sobre o tema, no ano passado.

Retaguarda 2 Eles temem que o novo comando da comissão, do petista Assis do Couto (PT-PR), ceda a pressões de alas mais conservadoras do Congresso, que disputaram o controle do órgão.

Hermanos Assim como Eduardo Campos (PSB) tem Diego Brandy como guru, Aécio Neves (PSDB) também contará com um argentino na equipe de marketing da campanha: Guillermo Raffo, que atuará em parceria com Paulo Vasconcelos.

Linhagem Raffo começou na profissão há 18 anos, a convite do marqueteiro de Dilma Rousseff, João Santana, na época sócio de Duda Mendonça. No Brasil, atuou na campanha de Márcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte, em 2008, e na de Fernando Pimentel (PT) na capital mineira, em 2004, com Duda.

Revival 1 Depois da sessão solene do Senado pelos 20 anos do Plano Real, na semana passada, o PSDB fará outros eventos regionais para marcar a efeméride.

Revival 2 Uma das comemorações será em 1º de julho em Poços de Caldas, de novo com a presença de Fernando Henrique Cardoso. Foi na cidade mineira que foi lançada a primeira nota de real.

Do Caburaí... O presidente do PT, Rui Falcão, embarca no dia 12 para um giro por Estados da região Norte em que o partido terá candidatura própria ao governo: Acre, com Tião Viana, Rondônia, com Padre Ton, e Roraima, com Ângela Portela.

... ao Chuí Na volta, Falcão faz uma parada no Rio Grande do Sul para participar de evento de lançamento da campanha de Tarso Genro à reeleição --que vai celebrar, ainda, os aniversários do partido e do governador.

com BRUNO BOGHOSSIAN, PAULO GAMA E JULIO WIZIACK

-

tiroteio

"Os petistas andam sumidos neste Carnaval. Devem estar fazendo retiro para evitar vaia, como recomendou o governador da Bahia."

DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO (RN), presidente do DEM, sobre o conselho dado por Jaques Wagner a Dilma Rousseff para que evitasse eventos carnavalescos.

-

contraponto

E o Oscar vai para...

Antes de iniciar mais uma etapa do julgamento do mensalão, com a análise dos chamados embargos infringentes, no dia 20 de fevereiro, os ministros do Supremo Tribunal Federal fizeram uma rápida votação para escolher um dos membros da corte para a cadeira de substituto no plenário do Tribunal Superior Eleitoral.

A apuração ficou sob responsabilidade de Luís Roberto Barroso, que proclamou o resultado:

--Foram oito votos para o ministro Teori Zavascki.

Os ministros aplaudiram, ao que Barroso fez graça:

--Um deles veio com a anotação "com louvor". Mas a caligrafia parece com a dele mesmo...


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página