Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

País atacou área de influência da Rússia em 2008

DO ENVIADO A TBILISI

Ansiosa para se tornar um país "ocidental", a Geórgia de Mikhail Saakashvili tem feito de tudo para se unir à Otan e à União Europeia e sair de vez da zona de influência russa.

Essa pressa levou o pequeno país a lançar em 2008 um ataque à região separatista da Ossétia do Sul, protegida pela Rússia, após meses de pequenos incidentes.

O resultado foi uma rápida guerra em que a Rússia ocupou temporariamente cidades georgianas e reconheceu a independência tanto da Ossétia do Sul quanto de outro território sobre o qual tem influência, a Abkházia.

No plano interno, a Geórgia tem outros desafios. Em 20 anos, ainda não houve nenhum presidente eleito que transmitiu o mandato a um sucessor também eleito.

Vários observadores internacionais veem o centralizador Saakashvili mais pró-Ocidente do que pró-democracia, mas o grande teste será daqui a dois anos, quando termina seu mandato, sem reeleição.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.