Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maior jornal do Brasil, Folha é líder em diferentes plataformas

De cada 13 edições adquiridas no país, uma é da Folha, que registrou circulação de 341.553

Estima-se que 1 a cada 4 leitores de notícias na internet visitem sites do jornal pelo menos uma vez por mês

DE SÃO PAULO

A Folha é o jornal de maior circulação e audiência do Brasil, em diferentes plataformas e métricas. Detém o maior volume de edições pagas, vende mais edições digitais do que seus concorrentes e recebe mais cliques e visitantes em seu site do que qualquer outro jornal.

De cada 13 edições de jornal adquiridas pelos brasileiros, 1 é da Folha. Estima-se que quase 1 a cada 4 leitores de notícias na internet no país visitem os sites do jornal ao menos uma vez por mês.

Em fevereiro, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação), a circulação média da Folha foi de 341.553 edições, das quais 117.721 eram digitais. O total representa 7,7% dos 4,4 milhões de jornais pagos diariamente no país, em média, em fevereiro.

Segundo colocado, "O Globo" registrou 311 mil exemplares, dos quais 93,7 mil eram digitais. Já o "O Estado de S. Paulo" teve em média 233,8 mil edições lidas, com 58,8 mil delas digitais.

A circulação da Folha é 9,8% maior que a de "O Globo" e 46% maior que a de "O Estado de S. Paulo".

Primeiro jornal brasileiro a erguer um paywall (muro de pagamento) poroso para o conteúdo digital, em junho de 2012, a Folha lidera o ranking nacional nessa categoria, com 26% de assinaturas a mais do que as de "O Globo" e o dobro do informado por "O Estado de S. Paulo".

As assinaturas digitais da Folha equivalem a 35% da circulação total do jornal, segundo os dados finais do IVC para fevereiro.

Em seu site, a Folha estabeleceu em janeiro seu mais recente recorde de visitantes únicos mensais. Foram 24,7 milhões os aparelhos identificados pelo Adobe Analytics (antiga Omniture), serviço de métricas digitais que contabiliza os acessos do jornal. Cada leitor pode usar mais de um aparelho.

A marca anterior de aparelhos, 23,96 milhões, havia sido estabelecida em junho passado, mês marcado pelos protestos contra o aumento da tarifa de ônibus. Naquele mês, também houve o maior volume de cliques da história do site: 308,5 milhões. Em média, os leitores da Folha visualizam cerca de 250 milhões de páginas por mês no site do jornal.

Segundo as estimativas feitas pela Nielsen, empresa que avalia por amostragem a audiência da internet brasileira, o volume de pessoas que visitam os sites da Folha em casa ou no trabalho também é maior do que os de qualquer outro jornal concorrente. Esses leitores também interagem mais com o site.

A Nielsen, porém, não aprova a divulgação dos números e estabelece punições a quem o faz.

No Facebook, principal rede social presente no país, a Folha também detém a liderança entre os jornais. Conta com 3,4 milhões de seguidores, contra 2,3 milhões de "O Globo" e 1,7 milhão de "O Estado de S. Paulo".

O "Agora São Paulo", jornal popular do mesmo grupo que edita a Folha, é o mais vendido em sua categoria. Em fevereiro, foram 112,2 mil exemplares, quase o triplo de seu concorrente direto, o "Diário de S.Paulo".

Nas bancas de São Paulo, o "Agora" é o jornal de maior venda avulsa. Quatro a cada dez exemplares vendidos pelos jornaleiros da capital são do "Agora".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página