Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Planalto tenta impedir instalação de CPI

PT aponta ilegalidade em investigação da Petrobras e apresenta requerimento com temas sensíveis à oposição

Renan marcou para hoje decisão sobre questionamento de governistas que pode anular a comissão

DE BRASÍLIA

Em manobra articulada pelo Palácio do Planalto, PT e PMDB montaram uma operação para tentar inviabilizar a CPI da Petrobras, protocolada pela oposição no Senado.

A estratégia governista foi executada em duas etapas. Primeiro, a senadora Glesi Hoffmann (PT-SP) questionou a legalidade da CPI proposta pelo PSDB.

Depois, o senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou um outro pedido de CPI, englobando as investigações solicitadas pela oposição, como a compra da refinaria de Pasadena (nos EUA), e temas que atingem o PSDB, do senador Aécio Neves (MG), e o PSB, do governador Eduardo Campos (PE), adversários da presidente Dilma na campanha presidencial deste ano.

Aliado do governo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou para hoje uma decisão sobre o questionamento de Gleisi, que disse faltar à CPI proposta pelos oposicionistas um "fato determinado" para ser investigado, o que é obrigatório para a instalação de uma comissão de inquérito.

Se Renan acatar o argumento do PT, as duas comissões serão arquivadas automaticamente. Caso rejeite o pedido da ex-ministra da Casa Civil, o Senado deve instalar a CPI dos governistas com o argumento de que tem escopo mais amplo.

A diferença entre os dois pedidos é que o da oposição mira apenas a Petrobras, enquanto o dos aliados de Dilma estende as investigações ao cartel do Metrô em São Paulo e no Distrito Federal, a construção do Complexo de Suape (PE) e a Cemig, empresa energética de Minas.

No seu pedido, a oposição afirma que a CPI vai investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, o suposto superfaturamento de refinarias, irregularidades em plataformas e a suspeita de que uma empresa holandesa pagou propina a funcionários da estatal.

No total, 32 senadores de partidos aliados assinaram o pedido de criação da nova CPI proposta pelo PT. A oposição ficou irritada com a manobra.

Considerado pelo Congresso Nacional um conhecedor de segredos da Petrobras, o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró distribuiu ontem carta a deputados e senadores anunciando que está disposto a falar à Polícia Federal o que sabe sobre a compra da refinaria de Pasadena.

Cerveró foi apontado pelo Planalto como o responsável pela nota técnica considerada incompleta e que fundamentou a aprovação da compra da refinaria pelo Conselho de Administração da Petrobras em 2006, quando era presidido por Dilma. Na semana passada, ele foi demitido da BR Distribuidora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página