Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Hora do troco

Enquadrada por duas liminares do Supremo e ameaçada por representação de entidades da magistratura, Eliana Calmon poderá receber socorro do Congresso, onde prospera a ideia de uma emenda constitucional que estabeleça de uma vez por todas a "competência concorrente" -ou seja, não "subsidiária" à das corregedorias locais - do CNJ para conduzir investigações.

Por trás do apoio à corregedora está o fato de que os parlamentares jamais engoliram a atuação de associações como Ajufe e AMB no caso da Ficha Limpa. Em 2008, elas tentaram, sem sucesso, emplacar o projeto sem passar pelo Congresso, via resolução do TSE.

-

Vaticínio Quem testemunhou o estado de espírito de deputados e senadores à época da tentativa de "bypass" das associações de magistrados na tramitação da Ficha Limpa se recorda de um cardeal governista prometendo que, dali por diante, elas passariam "a pão e água" no que dependesse do Congresso.

Fissuras 1 Embora Ajufe, AMB e Anamatra tenham representado juntas contra Eliana Calmon, cresce na terceira entidade, de juízes do trabalho, a oposição ao modo como tem sido conduzido o ataque à corregedora.

Fissuras 2 Segundo dissidentes, aderir à agenda dos tribunais de Justiça, representados pela AMB, é "acender vela para péssimo santo".

Controlar... Em 2010, no final da gestão de Gilmar Mendes no CNJ, houve tentativa de regulamentar o "pagamento de diferenças", agora no centro do debate sobre a abortada inspeção no TJ-SP.

...para quê? Na época, analisava-se um caso do tribunal de Mato Grosso. Mas a iniciativa não prosperou, e a resistência à regulamentação só fez aumentar desde então.

Com louvor Recomenda-se ao PMDB esperar sentado por qualquer reprimenda ao petista Jorge Hereda, algoz do partido na Caixa. O presidente do banco está bem na foto com Dilma Rousseff.

Serviço completo A prestação de contas de Duarte Nogueira (PSDB-SP) revela que o líder tucano não só usou motorista pago pela Câmara a serviço de seus filhos como também abasteceu o veículo às custas da Casa.

Ho, ho, ho! Quando lhe perguntam o que pretende fazer para impedir a repetição, no Natal de 2012, da atual muvuca na avenida Paulista, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) é taxativo: "Nada. É uma das coisas mais bacanas que aconteceram na cidade. Tem mais é que fechar rua para o pedestre mesmo".

Sabe com quem... Em ofício entregue à Casa Civil, governistas cobram dos secretários de Geraldo Alckmin (PSDB) resposta pessoal aos pleitos de cada deputado em no máximo 20 dias. O texto é assinado por Campos Machado (PTB), que preside o Conselho de Prerrogativas da Assembleia paulista. Ele ameaça convocar integrantes do primeiro escalão que demorarem a atender os parlamentares.

...está falando? Aliados reclamam que o Bandeirantes quase nada fez em resposta ao "escândalo das emendas", limitando-se a responsabilizar deputados por eventuais irregularidades na liberação de recursos. Quem acompanha o cotidiano da Assembleia afirma que, embora o enfrentamento tenha resultado pró-Alckmin, a fatura será cobrada em 2012.

Gabarito Seja como for, o governo festeja a aprovação de todos os 45 projetos que enviou à Casa em 2011.

tiroteio

"Mantega é professor da escola 'me engana que eu gosto' de previsões econômicas. Mesmo tendo errado feio neste ano, já está vendendo ilusões para 2012."

contraponto

É hoje só

Ao lado de colegas da Europa e de outros países da América do Sul, os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marina Sant'Anna (PT-GO) participaram de recente missão de paz na Faixa de Gaza. Quando o grupo atravessou a fronteira do Egito, foi dividido em dois ônibus para ir de Rafah até a cidade de Gaza. O que transportou os europeus era bem mais novo, e Alencar brincou:

-Companheiros, aproveitem, em meio à crise, seus últimos momentos de glória primeiro-mundista. Em breve, chegará a hora de vocês virem para este ônibus...

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.