Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A Copa como ela é

Ronaldo se diz 'envergonhado' por atrasos

Integrante do comitê organizador, ex-jogador afirma que Fifa está certa em criticar o país por problemas em obras da Copa

Escalado desde 2011 para apaziguar queixas, ele agora avalia que as intervenções deveriam ter ocorrido muito antes

DE SÃO PAULO

O ex-jogador Ronaldo, integrante do comitê organizador da Copa, afirmou nesta sexta-feira (23) se sentir "envergonhado" com os atrasos na obras do Mundial.

"Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora", afirmou o ex-atacante da seleção, em entrevista à agência internacional Reuters.

Segundo ele, as críticas da Fifa aos preparativos do Brasil para receber o evento são justas, pois o país concordou com todas as exigências feitas pela entidade quando aceitou sediar o evento.

"E, de repente, chega aqui, é essa burocracia toda, uma confusão, um disse me disse. São os atrasos. É uma pena."

Escalado em 2011 pelo então presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira para compor o comitê local, Ronaldo era visto como alguém que iria ajudar a amenizar as críticas à preparação do Brasil.

A fala à Reuters representa uma guinada no discurso do ex-jogador sobre o Mundial --Ronaldo evitava criticar a organização do evento.

No ano passado, ele foi duramente criticado após um vídeo de 2011, no qual dizia que "não se faz Copa com hospital", voltar à tona. Na gravação, o ex-jogador afirma ter "certeza que o governo está dividindo investimentos".

Em abril, ele publicou em uma rede social foto em que assistia a um jogo com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), rival da presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições.

Na legenda, referia-se ao tucano como "grande amigo e futuro presidente do Brasil".

LEGADO

Na entrevista à Reuters, Ronaldo disse que os estádios estarão prontos para o Mundial. "Agora, o legado que fica para a população mesmo --as obras de infraestrutura, de mobilidade urbana, aeroportos-- é uma pena que tenham atrasado tanto", disse.

"Perdemos muito tempo. Os governos deveriam ter feito as coisas muito antes", afirmou, antes de ressaltar os benefícios ao país. "Quem sabe quantas obras assim seriam feitas em Cuiabá se não fosse a Copa?"

Segundo o ex-atacante, os gastos com o evento não deveriam ser alvo de protestos. "As pessoas olham o Mundial como o grande vilão do nosso país, e não é. A gente não pode esquecer que o nosso Brasil não era essa maravilha toda antes da Copa do Mundo. Era igual ou pior."

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta semana, 45% dos paulistanos são a favor da Copa no Brasil, e 43%, contra. Para 76%, porém, o país não está preparado para sediá-la --66% afirmam que o evento trará mais prejuízos que benefícios.

Procurados, o Planalto, o Ministério do Esporte e o comitê local não comentaram as declarações de Ronaldo até a conclusão desta edição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página