Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

São Paulo terá central 24 horas a partir do dia 10

Todas as cidades-sede terão centro integrado, que definirá ações policiais e de serviços

DE SÃO PAULO

A capital paulista terá um "QG da Copa" funcionando 24 horas por dia de 10 de junho a 18 de julho, cinco dias após o fim do evento.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional ficará na Luz (região central) e integrará as informações das polícias Civil, Militar e Federal, das Forças Armadas, do trânsito e dos meios de transporte da cidade.

Parte das instalações já está funcionando desde sexta-feira passada (23), como a sala de operações, de atendimento, de armazenamento de dados (Datacenter), de crise, planejamento, escolta e administração e os equipamentos do centro.

Durante a Copa, as 12 cidades-sede terão "QGs da Copa", que serão interligados a uma central em Brasília.

Segundo a Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos), do Ministério da Justiça, todos os centros já operam mesmo que com funções mínimas desde sexta-feira.

"Esse é um bom exemplo de um legado", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que visitou o "QG" paulista nesta segunda (26).

O centro capta as imagens das cerca de 500 câmeras que já operam para os órgãos de segurança e para os setores de transporte e trânsito.

Outros 30 equipamentos monitoram o entorno do Itaquerão, palco da abertura da Copa, no dia 12 de junho.

REPASSE

Após o evento, os equipamentos ficarão sob a gestão da Secretaria da Segurança Pública. A operação, porém, será reduzida e incluirá apenas agentes das polícias Civil e Militar, além de alguns setores da área federal.

Um delegado da Polícia Federal coordenará a central e será o responsável por definir as estratégias de segurança, defesa e mobilidade, com o uso do monitoramento integrado e aconselhado pela equipe da sala de operações.

O governo federal investiu R$ 66 milhões por meio da Sesge. Já a gestão estadual reformou o prédio, ao custo de R$ 2,25 milhões.

Além do "QG da Copa", a capital paulista terá cinco centros móveis de monitoramento, instalados em locais como o estádio Itaquerão e a "Fifa Fan Fest", no vale do Anhangabaú, na região central.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página