Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obras de mobilidade no Rio serão entregues incompletas

Atrasos prejudicam Transcarioca e estação Maracanã do metrô

DO RIO

A três semanas do primeiro jogo da Copa no Rio, governo do Estado e prefeitura correm para entregar obras prometidas para a competição.

Tanto o corredor de ônibus Transcarioca como a integração de metrô e trem na estação Maracanã estarão incompletos no dia 15, quando Argentina e Bósnia-Herzegóvina se enfrentam no estádio.

Na Transcarioca --corredor exclusivo de ônibus que ligará o aeroporto à Barra-- há trechos em que a pista de concreto não está concluída.

Ao custo de R$ 1,9 bilhão, a Transcarioca será entregue com três meses de atraso e em funcionamento parcial. A previsão inicial era de conclusão em março. O atraso fará com que turistas utilizem um sistema ainda em testes.

Diversas estações ainda estão em montagem e não estarão funcionando no dia 1º de junho, quando a via será inaugurada. A prefeitura do Rio diz que todas estarão "fisicamente prontas", mas não vão operar imediatamente.

A cerimônia de inauguração está prevista para o dia 1º, com a presença da presidente Dilma Rousseff. No dia seguinte, 19 estações abrem, entre a Barra e o Tanque, na zona oeste. No dia 4, começará o expresso desde o aeroporto até a Barra da Tijuca.

Apesar da promessa de entrega no dia 1º, o contrato de obras do trecho entre a Penha (zona norte) e o aeroporto tem como prazo setembro deste ano. A Secretaria Municipal de Obras, contudo, afirma que tudo estará pronto dentro do prazo previsto.

Ao lado do estádio, andaimes e tapumes cobrem parte da estação Maracanã, indicada como o melhor destino para torcedores.

A Secretaria de Transporte afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a estação estará "operacional" no dia 15. Segundo a pasta, 92% da obra já foi feita. A intervenção custou R$ 175 milhões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página