Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo controla nova CPI da Petrobras

Vital do Rêgo (PMDB), que preside a CPI no Senado, comandará também a comissão mista; petista será o relator

Oposicionistas pedirão a convocação de doleiro e dos ex-diretores da estatal Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró

GABRIELA GUERREIRO DE BRASÍLIA

O governo conseguiu eleger o comando da CPI mista da Petrobras, instalada nesta quarta-feira (28), mas a oposição esteve presente e fez ataques à presidente Dilma Rousseff. Presidente da CPI do Senado --que tem apenas governistas--, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi eleito também presidente da comissão mista de inquérito.

O peemedebista, fiel aliado do governo, acumulará o comando das duas CPIs para centralizar as investigações.

Indicado por Vital, o ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) será o relator. Os dois nomes foram articulados pelo Planalto porque têm perfil "moderado" --capacidade para não responder a provocações da oposição e disposição para barrar a aprovação de requerimentos prejudiciais ao governo.

Dos 32 membros titulares da comissão, DEM, PSDB e PPS têm 8 cadeiras. A oposição aposta em dissidentes da base aliada para convocar os personagens envolvidos nas denúncias sobre a estatal.

Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumiu temporariamente a liderança do partido no Senado para participar da instalação da CPI e eleger o seu comando.

Na primeira sessão da CPI, a Folha flagrou uma troca de mensagens de Aécio com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que está fora do país. Aécio informou FHC sobre a instalação da comissão de inquérito e disse que o ex-presidente "está fazendo falta" em sua pré-campanha.

O PSDB vai pedir a convocação dos ex-diretores da estatal Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró e do doleiro Alberto Youssef. Os tucanos querem quebrar os sigilos dos três e de José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras. Os oposicionistas direcionaram os ataques à presidente Dilma, a quem responsabilizam pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página