Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mantega prevê padrão de vida europeu em até 20 anos

Crescimento vai ajudar Brasil a superar distância rapidamente, diz ministro

País ocupa hoje 84ª posição em ranking de desenvolvimento da ONU e está longe dos indicadores da Europa

DE SÃO PAULO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o Brasil pode demorar de 10 a 20 anos para atingir o padrão de vida europeu.

A afirmação foi feita após a divulgação de um estudo da consultoria britânica CEBR (Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios, na sigla em inglês), que mostra que, ao final de 2011, a economia brasileira deve superar a do Reino Unido, tornando-se a sexta maior do mundo.

Em outubro, a Folha mostrou que projeções do Fundo Monetário Internacional e de outras consultorias já apontavam que a economia brasileira ultrapassaria a britânica no fim deste ano.

Em nota ontem, Mantega afirmou que, diante da crise que atinge os países desenvolvidos, o Brasil tende a consolidar a posição entre as maiores economias, mas que o país ainda tem de investir mais na área social.

"Isso significa que nós vamos ter que continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Nós temos um grande desafio pela frente", afirmou.

DESENVOLVIMENTO

O Brasil ocupa hoje a 84ª posição entre 187 países no ranking de desenvolvimento humano da ONU, divulgado em novembro.

O chamado IDH tenta medir e comparar o nível de desenvolvimento das nações com base em indicadores de expectativa de vida, escolaridade e renda per capita.

Apesar de ter avançado a uma média anual de 0,69% desde 2000, o indicador brasileiro é inferior ao que países avançados como Noruega, EUA e Japão possuíam há 40 anos.

A média da evolução brasileira está pouco abaixo da apresentada por países de seu grupo no ranking - 0,70% ao ano. Ela é bem menor, no entanto, do que a de outros emergentes, como Rússia, Índia e China.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.