Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A Copa como ela é

Dilma diz que 'pessimistas entram perdendo' na Copa

Presidente faz pronunciamento de TV para defender realização do Mundial

Discurso faz parte de plano do Planalto para neutralizar críticas aos gastos e evitar tensão social; oposição reage

TAI NALON DE BRASÍLIA

A presidente usou nesta terça-feira (10) a rede nacional de rádio e TV para defender a realização da Copa e atacar os "pessimistas" que não acreditam no evento.

"Como se diz na linguagem do futebol: treino é treino, jogo é jogo. No jogo, que começa agora, os pessimistas já entram perdendo", afirmou.

O pronunciamento durou pouco mais de dez minutos e a ideia, segundo a própria presidente, foi passar uma "noção correta" da Copa.

Parte das crescentes críticas à realização do Mundial decorre dos atrasos e dos gastos com as obras.

O governo avalia que o descontentamento ocorre porque não houve tempo para a população "absorver" os benefícios dos investimentos.

O pronunciamento de Dilma faz parte de uma ofensiva de comunicação do Planalto, que começou com uma sequência de entrevistas da presidente a redes de televisão.

A presidente defendeu o "legado" da Copa ao reafirmar que "fizemos isso para os brasileiros" e que essas intervenções não "voltarão na mala dos turistas". (1)

Citou os estádios que "estão aí, prontos" e os aeroportos que dobraram de capacidade, afirmou que não haverá nem "falta de luz na Copa, nem depois dela" e criticou aqueles "que chegaram ao ridículo de prever uma epidemia de dengue na Copa em pleno inverno no Brasil". (2)

A estratégia do pronunciamento foi reforçar que a "Copa dura apenas um mês".

Por isso, os novos aeroportos servem, disse Dilma, para atender a uma demanda crescente de brasileiros e os estádios, por sua vez, terão outros usos no futuro.

Dilma se referiu a obras de mobilidade como ganhos. Citou avenidas, viadutos, pontes, metrôs, vias de trânsito rápido e "avançados sistemas de transporte público". (3)

Em relação à comparação de gastos da Copa com educação e saúde, Dilma disse ser um "falso dilema".

Segundo ela, os investimentos nos estádios, numa parceria entre bancos públicos, governos estaduais e empresas privada, contabilizaram R$ 8 bilhões.

Em educação e saúde, afirmou a presidente, as esferas federal, estadual e municipal "investiram", desde 2010, cerca de R$ 1,7 trilhão. (4)

"Ou seja: no mesmo período [de quando começaram as obras], o valor investido em educação e saúde no Brasil é 212 vezes maior que o valor investido nos estádios."

Com relação a greves e protestos, Dilma pediu "paz" e disse que "manifestações populares e reivindicações", sem fazer nenhuma referência específica, "ajudam a aperfeiçoar, cada vez mais, nossas instituições democráticas".

O PSDB, que tem Aécio Neves (MG) como adversário da presidente nas eleições de outubro, soltou nota para criticar o pronunciamento.

"Na rede oficial de rádio e TV convocada esta noite, a presidente ultrapassou ainda mais os limites na mistura do interesse público e dos interesses pessoal e partidários, algo que já se tornou sistemático em seu governo", diz.

Para os tucanos, o pronunciamento "foi um esforço para transformar em motivo de orgulho nacional obras inacabadas, gastos superfaturados e a absoluta falta de capacidade de gestão desse governo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página