Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A Copa Como Ela É

Prenúncio de que Copa seria o 'fim do mundo' não aguentou 3 dias

Início do Mundial no Brasil reverteu expectativa da mídia internacional de que o evento seria desastroso para o país

Estádios que 'Nunca' ficariam prontos já receberam jogos --e sem grandes problemas

NELSON DE SÁ DE SÃO PAULO

Do início do ano até a abertura da Copa do Mundo, a imagem do Brasil foi alvo de um ataque de histeria na mídia ocidental.

Na capa da revista alemã "Der Spiegel", com o enunciado "Morte e jogos - O Brasil antes da Copa do Mundo", uma bola em chamas caía como meteoro sobre o país.

Os tabloides ingleses avisavam que torcedores arriscariam suas vidas se viajassem ao Brasil, e que Londres já havia sido consultada para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 no lugar do Rio.

O correspondente do "New York Times", Simon Romero, anunciava na primeira página que as obras atrasadas e mortais dos estádios simbolizavam o fim das "grandes ambições" do Brasil.

Iniciada a Copa, porém, o fim do mundo que fora anunciado por quase seis meses não aguentou três dias.

No sábado (14), a maior e mais independente agência de notícias, Reuters, informou que os torcedores estrangeiros estavam felizes de encontrar tudo de pé e que os protestos eram pequenos.

Desde antes, na verdade, celebridades e jornalistas vinham tuitando a estranheza por não encontrar o caos imaginado ao chegar ao país.

A qualidade crescente dos jogos pesou na mudança de humor, assim como os xingamentos à presidente.

A inglesa "Economist" creditou a grosseria aos "paulistanos endinheirados" e afirmou que eles não representavam ameaça à reeleição. Análises posteriores disseram que podiam até ajudar.

A mistura de gols com infraestrutura abafou o pouco que havia de protesto, que passou a ter dificuldade para ser ouvido --como observavam os próprios veículos que não os ouviam.

As manifestações que ocorreram no início resultaram em breves críticas à repressão policial, por ter ferido jornalistas estrangeiros.

Ao fim da primeira semana de jogos, vieram os balanços e o veredicto do correspondente de "NYT", Sam Borden, de que as "previsões de dia do juízo final dão lugar a soluços menores".

Estádios que não ficariam prontos "nunca" já tinham recebido jogos --e seus problemas não passavam de fios visíveis ou grama pintada.

Os tabloides londrinos, que antes alertavam para a violência no Brasil, destacavam que um comentarista de TV deixou a Copa às pressas, depois de um violento assalto a sua casa na Inglaterra.

Questionavam ainda uma integrante do governo que havia recomendado evitar viagem à sede da Copa --e que, agora, aparecia em fotos no Brasil, festejando.

Antes do torneio, um especialista do King's College havia previsto que a cobertura exageradamente negativa reduziria as expectativas --e acabaria revertendo, no final, em avaliação positiva.

A reversão aconteceu não só antes do esperado, mas em grau bem maior.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página