Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cesar Maia usa vídeo de autoajuda para explicar candidatura

Ex-prefeito do Rio se compara a uma águia para falar da decisão de concorrer a vereador

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

Muitos analistas políticos se surpreenderam com a decisão do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) de tentar em 2012 uma vaga como vereador da cidade que governou por três mandatos. Após candidaturas frustradas ao governo estadual e ao Senado, isso foi considerado uma derrota política.

Em seu "ex-blog" -mala direta que envia a assinantes- ontem, porém, Maia revelou sua inspiração. Divulgou um vídeo de autoajuda, com mensagem religiosa, para justificar sua escolha.

Baseado na vida das águias -"um dos animais mais majestosos que Deus foi capaz de criar", segundo o vídeo-, o ex-prefeito indica que a Câmara será um "dolorido processo de renovação".

O filme de quase cinco minutos mostra que a ave, após anos de caça, passa a ser incapaz de capturar as presas.

"Na metade da sua vida, [a águia] tem que tomar uma séria e difícil decisão. Nessa idade, suas unhas estão compridas e flexíveis, não permitindo mais que ela agarre com facilidade às presas (...). O seu bico alongado e pontiagudo, se curva. Suas penas, envelhecidas e pesadas pela gordura do tempo, dificultam o seu voo", diz o narrador.

Para superar as dificuldades, diz o vídeo, as águias se isolam em penhascos no alto de montanhas. Destroem o próprio bico, aguardam um novo nascer e, com ele, renovam as penas e as garras.

Em seguida, o narrador faz uma analogia da história da ave com percalços da vida humana: "Em nossas vidas, por muitas vezes temos que nos resguardar por algum tempo para começar um difícil processo de renovação".

Procurado para comentar o vídeo, ele não respondeu até a conclusão desta edição.

A intenção em 2012 é ser um puxador de votos para a bancada do DEM se fortalecer na Câmara. O candidato da sigla à prefeitura do Rio será o filho de Maia, o deputado federal Rodrigo Maia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.