Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Petistas criticam boicote de Skaf à campanha de Dilma

Peemedebista é 'ingênuo' ou 'mal orientado', diz tesoureiro de comitê do PT

Para Luiz Marinho, que coordena campanha da presidente em SP, Skaf vai 'arcar com as consequências'

NATUZA NERY DE BRASÍLIA

Coordenadores da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) criticaram abertamente neste domingo (27) a atitude do candidato do PMDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, de se recusar a dar espaço em seu palanque à petista.

Com seu candidato em São Paulo, Alexandre Padilha, estacionado nas pesquisas, com 4% de intenção de voto, o PT cobra espaço no palanque do PMDB, partido que nacionalmente é o principal aliado na coalizão de Dilma.

"Ou ele [Skaf] é ingênuo ou é politicamente mal orientado", afirmou Edinho Silva (PT-SP), tesoureiro da campanha de Dilma.

Chefe do comitê de reeleição da petista no Estado de São Paulo, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, foi na mesma direção.

"Acho que é um grande erro [a posição de Skaf]. Um erro de análise. Ele vai arcar com as consequências do erro ", disse Marinho, na posse da direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Skaf deu diversas declarações para explicitar seu desinteresse em combinar sua estratégia com a campanha de Dilma. O principal argumento para resistir ao alinhamento com a petista vem das pesquisas eleitorais: a rejeição à presidente em São Paulo chega a 47% do eleitorado, segundo o Datafolha.

O receio é que isso contamine a candidatura do peemedebista e enfraqueça seu principal mote de campanha: a de ser "terceira via" em uma polarização entre PSDB e PT.

A campanha de Dilma conhece os argumentos do peemedebista e os rebate.

"Como a eleição em São Paulo é muito nacionalizada, quem ficar de fora da polarização terá a votação desidratada. Isso, para nós, é ruim, pois o esvaziamento dele pode inviabilizar o segundo turno", disse Edinho Silva.

"É impossível um candidato do PT, com Lula e Dilma, não crescer. E se o Skaf continuar a evitar entrar na campanha da Dilma, pode ficar esvaziado como ficou em 2010", acrescentou. Há quatro anos, Skaf concorreu ao governo pelo PSB e ficou em 4º lugar, com 4,6% dos votos.

Seus estrategistas afirmam que ficar ao lado da presidente aumenta a dificuldade do candidato de conquistar o eleitor que hoje apoia a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB) --que tem 54% de intenção de voto no Datafolha.

No sábado (26), durante evento de campanha em Franca (SP), o peemedebista chegou a ser cobrado por eleitores para deixar clara sua posição em relação a Dilma.

O vice-presidente Michel Temer, principal fiador da candidatura do partido, já disse a Skaf que o PMDB abrirá no 1º turno palanque para a presidente. O candidato, porém, resiste às investidas, o que leva petistas a defender intervenção de Temer no comitê local para forçar a "venda casada" das campanhas.

Em maio, Dilma afirmou que a união de candidaturas de PT e PMDB no Estado era a "fórmula do segundo turno". "A gente não pode ser ingênuo e não perceber o que significa uma derrota dos tucanos em São Paulo, sendo bem clara", disse a presidente durante jantar com a cúpula do PMDB. O áudio foi obtido pela Folha à época.

Neste domingo, Alexandre Padilha ironizou a resistência de Skaf. "Comigo não precisa fazer reunião, enquadrar, não precisa nem piscar pra mim. Eu sou louco pela Dilma, sou louco pelo Lula, tenho muito orgulho do que fizemos no Brasil", afirmou.

Procurado, Skaf não retrocedeu em seu argumento. "Temos uma disputa em São Paulo em que tanto o PT como o PSDB são nossos adversários", disse à Folha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página