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Nova carta a clientes

Banco Santander pede desculpas e diz que suas análises não têm 'viés político'

DE SÃO PAULO - O banco Santander, após críticas devido a uma carta a seus clientes em que relacionava o desempenho da presidente Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas eleitorais à alta das ações de estatais, enviou na terça (29) nova carta a seus correntistas, desculpando-se e afirmando que as análises do banco são feitas "sem qualquer viés político ou partidário".

Assinada pelo vice-presidente executivo sênior de varejo do Santander, Conrado Engel, a mensagem aos correntistas "select" --com rendimentos acima de R$ 10 mil mensais-- repete os argumentos que o banco havia divulgado à imprensa: "Esclarecemos que, de forma alguma, a nota reflete uma posição do banco com relação ao cenário político, e pedimos desculpa se seu teor dá margem a interpretações nesse sentido".

No mesmo dia em que o Santander enviou a segunda carta, o presidente mundial do banco, Emilio Botín, afirmou que o analista responsável pela primeira carta fora demitido.

Na quinta (31), o executivo-chefe do Santander no Brasil, Jesús Zabalza, disse que "ninguém foi demitido por analisar ou por ter opiniões políticas ou econômicas". Ele definiu a primeira carta como "posição pessoal" do analista demitido.


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