Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depoimento

Campos é um líder insubstituível, diz ex-adversário político

Para Jarbas Vasconcelos (PMDB), ex-governador tinha um projeto para o Brasil que precisa ser levado adiante

TENHO CERTEZA QUE EDUARDO SURPREENDERIA A TODOS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO, TÃO LOGO COMEÇASSE A CAMPANHA DE RÁDIO E TV

JARBAS VASCONCELOS ESPECIAL PARA A FOLHA

Eduardo Campos foi, sem dúvida alguma, o político mais brilhante de sua geração, com uma inteligência, uma determinação e uma capacidade de trabalho únicas.

Seu desaparecimento é uma perda irreparável para a política brasileira, mas é uma perda ainda maior para seus familiares e amigos.

Em Pernambuco, essa foi uma tragédia sem precedentes para todos nós que estamos nesta luta para construir um Brasil melhor. A liderança de Eduardo era inquestionável, e ele tinha muito a colaborar para o debate elevado sobre o que realmente deve ser discutido na eleição presidencial deste ano.

Por isso, Eduardo deixa uma lacuna que não será preenchida.

Existem aqueles que são insubstituíveis. É o caso. Ainda mais quando Eduardo começava agora a sua trajetória nacional. Ele não se intimidava diante de um cenário momentaneamente desfavorável.

Tenho certeza que Eduardo surpreenderia a todos nas eleições deste ano, tão logo começasse a campanha de rádio e TV. Ele estava sintonizado com o desejo de mudança, com as bandeiras de transformação do Brasil.

O desempenho firme e sóbrio de Eduardo na entrevista ao "Jornal Nacional" foi mais uma demonstração exemplar dessa sua capacidade diferenciada de comunicação, do seu carisma e da sua facilidade em expressar suas ideias e seus ideais.

Mesmos os adversários de Eduardo o admiravam. Podiam discordar das suas propostas, mas respeitavam o destemor com o qual empunhava suas bandeiras. Sei disso porque Eduardo e eu estivemos em campos políticos opostos durante 20 anos.

Mas a nossa reaproximação política em 2012 representou também um reencontro pessoal e afetivo.

A política havia nos afastado, mas terminou criando também a oportunidade da reaproximação.

Não foram poucas as vezes que nos encontramos, nos dois últimos anos, para contar histórias de campanhas eleitorais passadas, algumas comuns aos dois e outras que ocorreram quando militamos separados.

De lá para cá, era sempre inspirador observar a determinação com a qual Eduardo se dedicava ao seu projeto, ao seu sonho de chegar à Presidência da República, viajando o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Quis Deus que sua partida tenha ocorrido nessas circunstâncias.

É sempre chocante quando assistimos uma vida jovem, repleta de perspectivas ser encerrada dessa forma repentina e trágica. A fatalidade desse dia 13 de agosto de 2014 ainda vai ficar conosco durante muito tempo.

Nenhum de nós imaginava que o encerramento da fala de Eduardo no "Jornal Nacional" serviria de estímulo para que a gente permaneça no caminho que ele acreditava ser o melhor:

"Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde vamos criar nossos filhos, é aqui onde temos de criar uma sociedade mais justa. Para isso, é preciso ter a coragem de mudar, de fazer diferente, de reunir uma agenda, a agenda da escola em tempo integral para todos os brasileiros, a agenda do Passe Livre, a agenda de mais recursos para a saúde, a agenda do enfrentamento do crack, da violência. O Brasil tem jeito, vamos juntos".

Eduardo tinha um projeto para o Brasil, tinha sonhos que a gente tem a obrigação de levar adiante.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página