Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Janot pede para TSE impedir campanha de Arruda no DF

Ex-governador teve candidatura barrada

DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou petição ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o pedido de registro de candidatura do ex-governador José Roberto Arruda (PR) ao governo do DF seja imediatamente cancelado e ele seja impedido de continuar realizando atos de campanha.

A petição foi encaminhada ao presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. Como ele está fora do Brasil, caberá ao ministro Gilmar Mendes, que ocupa interinamente a presidência da corte, dar prosseguimento ao pedido caso entenda que há necessidade de urgência. Nesta quarta (27), Mendes, que foi o único a votar a favor de Arruda no TSE, comparou a decisão da corte à de um "tribunal nazista".

Arruda foi condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios por improbidade administrativa devido à sua participação no mensalão do DEM. Com a condenação, ele se tornou ficha-suja, pelos critérios da Lei da Ficha Limpa.

O advogado de Arruda, José Eduardo Alckmin, criticou a decisão do TSE. "Essa é mais uma quebra de jurisprudência. A lei eleitoral nos garante que, ainda que por sua conta e risco, o candidato pode seguir com sua campanha até o fim do processo", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página