Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PSDB diz que Detecta está em 'fase inicial'

Campanha tucana contestou reportagem da Folha que afirma que Alckmin maquia na TV programa de combate ao crime

Segundo partido, jornal usou dados atrasados para prejudicar candidato; rivais ironizaram propaganda

DE SÃO PAULO

A campanha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), divulgou nota nesta terça-feira (16) na qual contestou reportagem publicada pela Folha segundo a qual a propaganda eleitoral do tucano tem exaltado iniciativa de combate ao crime que ainda não funciona de maneira adequada.

De acordo com a nota, a manchete sobre a tecnologia batizada de Detecta, um sistema de monitoramento por meio de alarmes e câmeras, "desinforma os eleitores e beneficia as candidaturas dos adversários" do tucano.

"O Detecta está em fase inicial de implantação e o programa apresentado na televisão descreve exatamente este momento", afirma.

A reportagem mostrou que, embora a propaganda eleitoral diga que a "entrega oficial" do sistema ocorreu no mês passado, ele tem atualmente pouco efeito prático e não há ainda prazo para que todas as ferramentas sejam implantadas.

A propaganda, por exemplo, mostra um rapaz de capacete na entrada de um imóvel e a inscrição "atitude suspeita" --um exemplo do funcionamento do Detecta. Mas a tecnologia disponível em São Paulo ainda não é capaz de identificar cenas suspeitas porque a configuração do sistema ainda não foi feita.

A nota da campanha disse que "o programa eleitoral retrata fielmente o regime de implantação de um moderno sistema de prevenção e combate ao crime".

De acordo com ela, a reportagem utiliza "relatórios atrasados" com o objetivo de prejudicar o candidato tucano. "A matéria usa informações de registros criminais ultrapassados que nada têm a ver com a explicação sobre um moderno sistema de combate ao crime", diz a nota.

A reportagem aponta que, segundo documento da Secretaria de Segurança Pública, existem "graves falhas" no principal banco de dados que alimenta a base do Detecta. A reportagem mostra que, pelos registros do sistema em fevereiro de 2014, 24% dos crimes na avenida Paulista, por exemplo, ocorreram no inexistente número zero.

Nesta terça, o secretário Fernando Grella (Segurança Pública) não quis se pronunciar sobre o programa e disse que o governo fará uma apresentação nesta quarta para explicar como ele funciona.

Em campanha, os principais adversários do governador, Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT), ironizaram e criticaram o tucano pela propaganda. O peemedebista chamou a peça eleitoral de "propaganda enganosa".

Já o petista chamou Alckmin de "ilusionista", disse que ele vive "no mundo da Disneylândia" e que a propaganda é uma "vergonha".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página