Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba como evitar dívidas

Fazer um orçamento doméstico é o primeiro passo

1 - Como evitar as dívidas?
O consumidor deve ser cauteloso com os gastos e procurar manter um orçamento doméstico, que identifique as principais despesas. É fundamental não gastar mais do que ganha. Cartão de crédito e cheque especial não fazem parte da sua renda. Esses tipos de empréstimo são caros e não devem ser usados para financiar o consumo rotineiro. Só devem ser acessados em caso de extrema emergência.

2 - Como evitar o calote?
Quem está usando o cartão de crédito e/ou o cheque especial, mas ainda está adimplente, pode substituir a dívida por um empréstimo mais barato.
Ou seja, pode fazer um empréstimo consignado, um empréstimo pessoal ou refinanciar o carro e pagar o que deve no cartão de crédito ou cheque especial.

3 - Como "limpar" o nome?
Quem já está com o nome sujo na praça, ou seja, inadimplente, provavelmente não terá acesso a linhas de crédito mais baratas para pagar as mais caras. Nesse caso, só resta sentar com o credor e renegociar o parcelamento da dívida num período mais longo, com parcelas que caibam no bolso.

Fonte: Miguel de Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.