Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Partidos controlam cargos de estatal ligada à Integração

ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

Com um orçamento bilionário para investir em obras como a perfuração de poços no combate à seca no Nordeste, a Codevasf é hoje uma empresa pública loteada por partidos políticos, principalmente do PSB, do ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração).

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba é vinculada ao Ministério da Integração. Dos 12 cargos de comando da empresa, seis são ocupados por apadrinhados de políticos do PSB. Até terça, o PSB controlava também a presidência da Codevasf.

O loteamento é dividido com o PT (três vagas), PTB e PMDB, com uma vaga cada. "Para conseguir manter minha indicação houve guerra com o PSB. Não pode um partido querer controlar todos os cargos.", afirmou o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), responsável por indicar o superintendente em Montes Claros.

Ao PTB coube indicar o diretor de Empreendimento e Irrigação, Solon Braga.

O senador João Claudino (PTB-PI) admite que por ser advogado, Braga "não tem conhecimento específico da área", mas "o [José] Serra também não é médico e foi ministro da Saúde."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.