Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-tesoureira da Universal nos EUA é condenada por fraudes

Sentença é de 3 anos de liberdade condicional; igreja nega problemas

DE NOVA YORK

Após se declarar culpada e fazer um acordo com a promotoria do Estado de Nova York, a ex-tesoureira da Igreja Universal do Reino de Deus Regina da Silva foi condenada por fraudes em empréstimos. Ela recebeu uma sentença de liberdade condicional de três anos.

Com isso, a ex-tesoureira da igreja não irá para a prisão, mas terá que reportar todos os seus atos para a Justiça dos Estados Unidos -e, caso se envolva em atos ilícitos, deverá ser presa.

A decisão permite à ex-tesoureira viajar ao Brasil, mas ela precisa informar a Justiça norte-americana.

A Promotoria informou que Regina da Silva, que antes se dizia inocente no caso, se declarou culpada em novembro do ano passado.

Ela era acusada de fraudes e falsificações para obter 11 empréstimos hipotecários que somavam US$ 22 milhões (cerca de R$ 40 milhões), entre março de 2006 e outubro de 2008.

Durante as audiências realizadas para debater o caso, o advogado da ex-tesoureira, Andrew Lankler, afirmou que sua cliente não se beneficiou com as fraudes.

Disse ainda que o benefício foi recebido pela Universal, o que a instituição nega.

Procurado ontem pela Folha, o advogado não concedeu entrevista.

OUTRO LADO

A igreja negou irregularidades no caso.

"Não houve qualquer fraude nem a obtenção de vantagem indevida por Regina da Silva ou outras pessoas relacionadas à Igreja Universal, assim como não houve qualquer prejuízo à instituição financiadora", disse a igreja, em nota, ontem.

A igreja classificou a acusação de apresentar documentos falsos para obter os empréstimos de "aspectos formais da contratação de financiamento de imóveis".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.