Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dissidência do MST invade cinco propriedades no oeste do Estado

Movimento prevê mais ações organizadas no 'janeiro quente'

JOÃO ALBERTO PEDRINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)

Cinco fazendas da região do Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo, foram invadidas pelo "MST da Base", dissidência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra liderada por José Rainha Júnior.

As invasões fazem parte do "janeiro quente", uma série ações organizadas pelo movimento que começou no início do ano.

A invasão mais recente ocorreu no último domingo, em Martinópolis (553 km de SP), na fazenda Imaculada Conceição. Cerca de 120 pessoas permanecem na propriedade, de 850 hectares.

Na última sexta-feira, cerca de 70 famílias de sem-terra invadiram a fazenda Dois Irmãos, em Rancharia (518 km da capital).

Outras três propriedades, em Timburi, Pauliceia e Junqueirópolis, foram invadidas há pelo menos dez dias e continuam ocupadas.

Em todos os casos, a Polícia Militar informou que os proprietários ou seus advogados já entraram na Justiça com pedidos de reintegração de posse.

OUTRAS INVASÕES

O líder e militante Luciano Lima, ligado ao "MST da Base", disse que os sem-terra invadiram outras cinco áreas no Estado no mês de janeiro.

Todas elas, no entanto, já foram desocupadas depois de a Justiça ordenar a reintegração de posse, segundo Lima.

O militante disse ainda que há mais ações do movimento previstas para os próximos dias. "Queremos terra, recursos e assistência", afirmou.

O líder da dissidência, Rainha Júnior, preso preventivamente pela Polícia Federal em junho de 2011 sob suspeita de desvio de verbas públicas, continua na prisão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.