Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil cai 41 posições em ranking que mede liberdade de imprensa

País ocupa 99º lugar entre 179 nações; EUA também têm piora

DE NOVA YORK

O Brasil despencou 41 posições no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras que mede a liberdade de imprensa. O país ocupa o 99º lugar em uma lista de 179 nações.

A entidade apontou que a piora na classificação ocorreu por causa do alto nível de violência que resultou na morte de três jornalistas no ano passado.

"No Brasil, o crime organizado, a corrupção e os danos ambientais se provaram assuntos perigosos para jornalistas e blogueiros dispostos a enfrentá-los."

A ONG disse que a insegurança deixa o país "aleijado", mas destacou esforços para combater a impunidade.

Os Estados Unidos também pioraram -o país caiu 27 degraus na lista graças a prisões e violência policial contra jornalistas.

Na América Latina, também houve retrocesso no Paraguai, onde um jornalista foi morto em 2011. O país perdeu 26 posições no ranking.

A Finlândia foi considerado o país onde há mais ampla liberdade de imprensa. A Eritreia é a nação com pior classificação no ranking.

A Síria, onde o aparato de segurança do Estado reprime opositores da ditadura, recebeu a pior colocação de sua história no elenco feito pela ONG. O país agora está entre os quatro piores do mundo para os jornalistas.

"Vigilância total, censura generalizada, indiscriminada violência e manipulação do governo tornaram impossível o trabalho."

A entidade aponta que houve migração de profissionais da mídia para o Líbano.Bahrain e Iêmen também obtiveram as piores notas da história. A entidade Repórteres sem Fronteiras igualmente critica Irã, Coreia do Norte e China. (VERENA FORNETTI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.