Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Presidente do PT descarta aliança com o prefeito

BERNARDO MELLO FRANCO
DO ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

Após três semanas de negociações, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou ontem que o partido "não cogita" fechar uma aliança com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), na eleição municipal.

Falcão disse que um apoio a Fernando Haddad (PT) seria a "terceira opção" de Kassab, associou o prefeito à ruína do legado petista na cidade e indicou que pode oferecer a vice ao PR.

Questionado sobre a dificuldade de manter o discurso em caso de aliança, disse que o prefeito prefere apoiar o ex-governador José Serra (PSDB) ou Guilherme Afif (PSD).

"Em nenhum momento nós cogitamos isso [aliança]. Nem o prefeito Kassab está cogitando", afirmou. "Temos feito oposição ao prefeito Kassab."

O ex-presidente Lula e o presidente estadual do PT, Edinho Silva, defendem as negociações com Kassab.

Falcão ligou o prefeito à degradação do legado das ex-prefeitas petistas Luiza Erundina e Marta Suplicy.

"Vamos defender nossas propostas e a recuperação de tudo o que foi feito na cidade pelas prefeitas Erundina e Marta. O prefeito Serra, a quem o Kassab sucedeu, fez verdadeira razia."

O presidente do PT defendeu que a vice seja entregue ao partido aliado com a maior bancada federal.

Como o PMDB deve lançar Gabriel Chalita, a vaga ficaria com o PR, que elegeu 40 deputados em 2010 -Falcão não citou nenhum partido nominalmente.

O PR já indicou o vereador Antonio Carlos Rodrigues como suplente da senadora Marta Suplicy (PT-SP) em 2010. Seu apoio ampliaria em mais de dois minutos o tempo de TV.

Do PMDB, Falcão disse esperar uma aliança no segundo turno, caso Chalita fique fora da disputa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.