Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Disputa só muda com TV, dizem partidos após Datafolha

UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO

Os principais partidos que disputam a Prefeitura de São Paulo apostam na propaganda na TV para tornar os candidatos mais conhecidos e disparar na corrida eleitoral.

Pesquisa Datafolha publicada ontem mostrou que a corrida está inalterada desde o começo de dezembro.

Os nomes mais cotados de PT, PSDB e PMDB não são conhecidos por pelo menos metade dos paulistanos e nenhum candidato passa de 21% de intenção de voto.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão será permitida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir do dia 21 de agosto, a menos de 50 dias da eleição.

"Todos os partidos têm essa dificuldade", diz Antonio Donato, presidente do PT paulistano, sobre o fato de o petista Fernando Haddad não ser conhecido pelos eleitores.

Haddad, que deixou o Ministério da Educação na semana passada, não passa de 5%, e 62% dos entrevistados dizem que não o conhecem.

Para Donato, a situação atual não preocupa. "Confiamos muito no efeito Lula e no efeito Dilma [Rousseff] e na força do partido. Mas é muito cedo, o eleitor só vai identificar o candidato com a propaganda na TV", afirma.

O Datafolha mostra que 49% dos paulistanos afirmam que poderiam votar no candidato indicado por Lula, enquanto 34% votariam no candidato da presidente Dilma.

No PSDB, o candidato com o melhor desempenho é José Serra, que aparece com 21%. O ex-governador e ex-prefeito, porém, tem dito que não pretende disputar a sucessão de Gilberto Kassab (PSD).

Os demais tucanos -Bruno Covas, José Aníbal, Ricardo Tripoli e Andrea Matarazzo- variam de 2% a 6%. Só Aníbal é conhecido por mais da metade dos paulistanos.

"O PSDB ainda nem escolheu seu candidato. Quando isso acontecer, vamos polarizar a disputa com o PT", diz Pedro Tobias, presidente estadual dos tucanos.

Para ele, o paulistano só vai pensar nas eleições mais para a frente. "E a TV é fundamental", afirma Tobias.

O PMDB também aposta na propaganda na TV "para mostrar seu candidato", diz o presidente estadual do partido, Baleia Rossi.

Gabriel Chalita (PMDB), conhecido por 47% dos entrevistados, oscilou positivamente em todos os quadros projetados, mas dentro da margem de erro, e tem de 6% a 9% das intenções de voto.

De acordo com Rossi, a pesquisa foi recebida com "entusiasmo" pelo PMDB.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.