Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE painel@uol.com.br

Alô, Meirelles!

Fernando Haddad tomou a iniciativa de ligar ontem para Henrique Meirelles em agradecimento ao fato de o ex-presidente do Banco Central ter defendido na véspera, em reunião do PSD, a aliança do novo partido com o PT na eleição paulistana. No telefonema, o candidato petista se disse "lisonjeado" com as palavras elogiosas do ex-colega de governo Lula a seu respeito. Os dois ficaram de conversar novamente.
Embora o prefeito Gilberto Kassab ofereça seu secretário Alexandre Schneider (Educação) para compor a chapa que deve ser liderada por Haddad, é Meirelles o vice desejado pelos petistas favoráveis ao acordo.

Tudo ele Lula entrou em campo para dobrar a resistência da bancada do PT em dar mais um ano a Marta Suplicy na vice-presidência do Senado. O objetivo é garantir o engajamento da ex-prefeita na campanha de Haddad.

Variável 1 A tese da candidatura própria do PSD, vocalizada por Guilherme Afif, pode ganhar fôlego se o partido triunfar em seu pleito por mais tempo de TV. Advogados que assessoram Kassab esperam decisão do TSE em aproximadamente 60 dias.

Variável 2 Embora confiem no parecer favorável da assessoria técnica da presidência do tribunal e no voto do relator Marcelo Ribeiro, kassabistas sabem que as siglas prejudicadas, sobretudo o DEM, apelarão ao Supremo. Assim, a dúvida persistiria até a época das convenções.

Varejo Na mensagem de 15 páginas que abrirá os trabalhos da Assembleia paulista em 2012, Geraldo Alckmin citará 445 propostas transformadas em lei no ano passado. O texto será entregue por Sidney Beraldo (Casa Civil).

Ah, ingrata... Prestes a ser removido do Ministério das Cidades, Mário Negromonte tem dito aos mais próximos que foi o primeiro no PP a declarar apoio à então candidata Dilma, quando o presidente do partido, Francisco Dornelles, ainda defendia a "neutralidade".

A pé O Dieese reivindica 1% da cota de 10% da contribuição sindical repassada ao Ministério do Trabalho. No ano passado, o instituto, que produz pesquisas para a pasta, foi afetado pela suspensão de convênios com ONGs.

Termômetro A previsão para o julgamento de hoje no Supremo indica Cezar Peluso, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello como votos consolidados pela limitação das atribuições investigativas do CNJ. Luiz Fux estaria em dúvida, e Ricardo Lewandowski, "reflexivo". Os demais teriam posição pró-conselho.

Traje típico Integrantes da comitiva presidencial em Havana, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) e o governador Jaques Wagner (PT-BA) deixaram os ternos no hotel e optaram por circular com as tradicionais camisas cubanas guayaberas.

Boletim Na conversa de uma hora e meia com Fidel Castro ontem, Dilma falou da crise econômica e da política no Brasil. O ex-presidente de Cuba fez várias perguntas sobre a saúde do amigo Lula.

Vote sacolinha Líder do Datafolha sobre a sucessão paulistana, Celso Russomanno (PRB-SP) resolveu combater o acordo que eliminou o fornecimento de sacolas plásticas pelos supermercados: "É um golpe contra o consumidor, uma falácia".

Matéria-prima A Braskem esclarece que não produz sacolas plásticas, mas sim a resina utilizada em sua fabricação. O componente é usado também na feitura de sacolas retornáveis.

-

Tiroteio

"Tolher o trabalho CNJ é garantir que o joio prevaleça sobre o trigo. Não é justo, nem lógico, nem aceitável, sobretudo para a imensa maioria de juízes honestos."
DA SENADORA KÁTIA ABREU (PSD-TO), presidente da CNA, sobre o julgamento, previsto para hoje no Supremo, da ação que limita as competências do Conselho Nacional de Justiça para investigar a conduta de magistrados.

Contraponto

A tartaruga e a lebre

Os secretários estaduais Davi Zaia (Trabalho) e Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) participavam da Prova Cidade de São Paulo. Largaram juntos, mas logo Zaia percebeu que o colega ficara para trás:
-Não sei o que houve com ele. Mas eu terminei bem. Fiz os 10 km em 58 minutos!
Mais tarde, ao constatar no boletim que Aparecido concluíra a competição em 33 minutos, Zaia brincou:
-Ah, só se ele fez o percurso menor... Ou então disparou enquanto eu estava distraído...

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.