Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições

PSDB e DEM se unem no Nordeste e abrem espaço para aliança em SP

DE SÃO PAULO - Os presidentes nacionais do PSDB e do DEM anunciaram ontem alianças em quatro grandes capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Natal e Salvador.

O acerto na capital baiana, onde o DEM pretende lançar um de seus principais nomes, o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto à prefeitura, era a principal reivindicação do partido para destravar acertos em outros locais, inclusive São Paulo.

Em nota, o deputado Sérgio Guerra, presidente do PSDB, e o senador Agripino Maia, presidente do DEM, afirmaram que a decisão pela aliança não se deu em torno de nomes. Líderes das duas legendas admitem, no entanto, que os tucanos deverão ceder a cabeça de chapa para ACM Neto em Salvador, de modo a facilitar as demais negociações.

Para a sucessão da capital paulista, o DEM tem feito acenos para o PSDB e o PMDB, que promete lançar o deputado Gabriel Chalita. Os dois partidos vislumbram o tempo de TV do DEM, que tem a quarta maior fatia da propaganda eleitoral.

Em conversas com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), Agripino Maia disse que aguardaria o resultado das prévias tucanas para bater o martelo quanto à posição de seu partido na eleição paulistana.

Hoje o PSDB conta com quatro pré-candidatos: os secretários Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente) e José Aníbal (Energia), e o deputado Ricardo Trípoli.

O acerto do PSDB com o DEM também passa pela rejeição dos tucanos a um acordo com o PSD do prefeito Gilberto Kassab, de quem a cúpula democrata é adversária.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.