Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Padrão no país é jovem receber ajuda de mais velhos

DO RIO

O maior investimento público por idoso no Brasil em comparação com o gasto per capita na infância faz com que o padrão mais comum seja os mais velhos ajudarem filhos e netos com recursos da aposentadoria pública.

Estudos realizados no projeto National Transfer Accounts (que reúne demógrafos que investigam transferências intergeracionais em mais de 30 países) mostram que o Brasil é um dos países onde os idosos mais transferem recursos aos mais jovens.

No caso brasileiro, uma parcela equivalente a 31% de seu consumo per capita é transferido para familiares. O mesmo acontece em nações como México e Indonésia. Já países como Taiwan, Tailândia e Coreia do Sul, por exemplo, apresentam tendência oposta: mais jovens transferem mais para os idosos do que o contrário.

Júlia de Souza Costa, 68, entra na conta das idosas que ajudam a sustentar os filhos e os netos no Brasil.

Professora aposentada da rede municipal do Rio, seus dois filhos vivem com ela. "A gente pensa que vai se desligar um dia dos problemas dos filhos, mas não consegue", diz Júlia, bem-humorada.

Além de sustentar a casa, uma parte de sua renda (R$ 5.000, considerando aposentadoria e outras fontes) paga o plano de saúde de filhos e netas. Fora os gastos extras frequentes com uma das netas que mais precisa.

"É roupinha do balé, uniforme, tênis, condução escolar... Quem banca a despesa é a vovó. Agora mesmo chegou a lista do material escolar e estou me preparando para pagar", diz a aposentada.

Sua amiga Terezinha de Lourdes Aquino, 72, também professora aposentada do município do Rio, e que complementa a renda com aluguel de imóveis, conta história semelhante.

Nos últimos quatro anos, ela bancou a faculdade e o plano de saúde do neto, totalizando uma transferência de R$ 1.250 por mês, cerca de um terço de seus vencimentos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.