Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

A greve e a PEC 300

O governo Dilma já afinou um discurso sobre as mortes e saques registrados em Salvador e outras cidades baianas na esteira da greve da PM. Trata-se de federalizar o caso, atribuindo a paralisação e a violência a um movimento orquestrado para pressionar o Congresso a aprovar a PEC 300. Planalto e governadores rejeitam a emenda, que fixa piso nacional para policiais.

Mesmo quem descarta a ideia da PEC como motor principal da greve -e considera a tese governista condescendente com o petista Jaques Wagner- acredita que a campanha nacional por salários ajudou a galvanizar lideranças sindicais nos Estados.

Pesos... À diferença do que aconteceu no final de semana passado, as autoridades federais não baixaram em peso no Ceará em janeiro, quanto o Estado administrado por Cid Gomes (PSB) enfrentou greves simultâneas das polícias militar e civil.

...e medidas Em Fortaleza, no quinto dia de paralisação dos policiais, tinham sido mobilizados 200 homens da Força Nacional de Segurança. Em Salvador, o contingente federal já ultrapassa 3.000 homens.

Vem aí Operadores da segurança pública sabem que têm um trunfo para emparedar o governo: a relativa proximidade dos eventos Copa e Olimpíada. Por isso, quem conhece a área alerta: daqui para a frente, a tendência é que as greves se sucedam.

Verão passado Dois pré-candidatos a prefeito de Salvador estiveram na linha de frente da greve de 2001 da PM local: Nelson Pelegrino (PT) e Alice Portugal (PC do B).

Ilusão de ótica Findo o leilão dos aeroportos, o ministro Wagner Bittencourt lembrou que os críticos consideravam muito elevado o valor das outorgas. Para ele, os valores iniciais fixados pelo governo produziram um "efeito Denorex": "Parecia alto, mas não era", disse, referindo-se a antiga propaganda de produto para cabelo.

Congela! A OHL, segunda colocada no leilão do aeroporto de Brasília, está com todo o cronograma de obras de concessões rodoviárias atrasado. Dilma fica brava toda vez que alguém sugere que o governo estaria passando a mão na cabeça da empresa.

Reação De início conformado em ver a petista Inês Magalhães alçada à Secretaria Executiva das Cidades, o PP agora tenta emplacar Lytha Spíndola como número dois de Aguinaldo Ribeiro.

Carnaval Do cientista político Rubens Figueiredo, sobre a denúncia de que o titular das Cidades seria o dono de emissoras de rádio registradas em nome de empregados: "Dilma inaugurou o Ministério Porta-Bandeira. O sujeito já entra balançando".

Corretivo Jovair Arantes (PTB-GO) tomou um ralho da Fazenda por não assumir a paternidade de Luiz Felipe Denucci, demitido da Casa da Moeda. Foi lembrado ao líder na Câmara que ele indicou o superintendente da Susep, não podendo agora posar de independente. A partir daí, o deputado mudou de tom.

Mico? Iriny Lopes (PT) pode ter trocado a Secretaria de Mulheres por uma pedreira na eleição em Vitória, se confirmada a candidatura de Paulo Hartung (PMDB).

Toma lá O PSDB de Campinas abdicou oficialmente de disputar a prefeitura para apoiar Jonas Donizette (PSB). Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab e Lula cortejam o partido no município paulista como forma de atraí-lo para aliança na capital.

Tiroteio

"A prioridade zero é acabar com a greve imediatamente e de maneira pacífica. E a responsabilidade por essa negociação é do governador."

DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), que afirma ser contra a paralisação da PM, mas pondera que, a esta altura, chamar os policiais de bandidos, como fez Jaques Wagner, em nada contribui para resolver a situação.

Contraponto

Culpa da telefonia

Certa vez, quando trabalhava na Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho recebeu um telefonema de Roberto Marinho, que lhe fez uma pergunta para a qual, de imediato, o executivo não tinha resposta. Boni ficou de apurar a questão e, conforme relata em seu livro de memórias, recebeu o seguinte ensinamento do patrão:

-Quando for comigo, seja sincero. Mas, com gente de fora, diga: 'o negócio é o seguinte...' e desligue enquanto estiver falando. Apure, ligue de volta e explique: 'como eu dizia quando caiu a linha, o negócio é o seguinte.....

com FABIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.