Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Oposição tenta votar convocação de Mantega

Governo faz ofensiva para vetar solicitação

DE BRASÍLIA

A pressão para o ministro Guido Mantega (Fazenda) depor sobre suspeitas de irregularidades na Casa da Moeda marcou o primeiro dia de trabalho do Congresso em 2012: a oposição quer obrigá-lo a falar, e a base governista faz uma ofensiva para blindá-lo.

A maior polêmica envolve a indicação de Luiz Felipe Denucci, demitido da presidência: ele foi exonerado após o governo descobrir que a Folha preparava reportagem sobre o esquema de Denucci com empresas no exterior.

Mantega credita ao PTB a nomeação de Denucci. O PTB alega que fez um favor ao ministro ao chancelar o nome e que o alertou das suspeitas.

Presidente da Comissão Mista de Orçamento, o senador Vital do Rego (PMDB-PB) disse que deve levar à votação seu requerimento pedindo a presença de Mantega para falar sobre a crise global: "Se fosse para falar sobre a Casa da Moeda, não chamaria. Queremos saber da crise".

Na Câmara, há um requerimento do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) pedindo a convocação de Mantega. Para o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), o caso "não é um tema nacional".

Ontem o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentou requerimento para ouvir José Martins, presidente da empresa que relatou as movimentações das offshores de Denucci. Em minoria, a oposição aposta em traições na base aliada.

(MÁRCIO FALCÃO E MARIA CLARA CABRAL)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.