Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT diz que concessões de Dilma não são 'privataria'

Documento oficial do partido elogia ação do governo na BA e critica tucanos

Sigla afirma que vai avançar a campanha pela 'democratização de meios de comunicação de massa' neste ano

Gabo Morales/Folhapress
Julio Semeghini (2º à esq.) com os pré-candidatos Aníbal, Covas, Matarazzo e Trípoli
Julio Semeghini (2º à esq.) com os pré-candidatos Aníbal, Covas, Matarazzo e Trípoli

DE BRASÍLIA

A concessão dos aeroportos provocou polêmica ontem na primeira reunião do PT em 2012. O comando do PT apresentou ao partido documento em que rebate a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que acabou a disputa ideológica sobre as privatizações.

"As empresas eram torradas nas bacias das almas a preços de compadre, agora os ganhos para o poder público são enormes e aplicados para o desenvolvimento do país", diz o texto.

No dia anterior, FHC havia dito que a concessão de aeroportos nesta semana pelo governo petista ajuda a "desmistificar" a privatização.

Ontem, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que o partido não confunde "concessões com privataria", com a "entrega do patrimônio público em negociações duvidosas".

Correntes de esquerda do partido protestaram dizendo que o tema não fora suficientemente debatido na sigla.

Para evitar que o assunto contaminasse o 32º aniversário da legenda, o documento foi remetido à Executiva para passar por nova redação.

A ideia é manter a resposta a FHC sem a exaltação do modelo de concessão.

A proposta de resolução prega a reforma do Judiciário e aponta a criação do Conselho Nacional de Justiça como avanço para sua transparência e "acesso equitativo a todos à prestação de Justiça".

No último dia 2, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu manter os poderes de investigação do CNJ.

O PT exalta a popularidade de Dilma, mas ressalta: "É fundamental que isso não nos faça baixar a guarda".

PINHEIRINHO X BAHIA

O texto critica a atuação de Geraldo Alckmin (PSDB) na cracolândia e na reintegração de posse de Pinheirinho, em São José dos Campos.

"Esta lamentável situação trouxe mais uma vez à tona o debate acerca dos limites e da função social da propriedade privada, assim como a necessidade de criação de uma legislação regulatória sobre a mediação de conflitos", diz.

A cúpula do PT afirma que "avançará em 2012" a campanha pela "democratização dos meios de comunicação".

O documento elogia a firmeza de Dilma e do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), no confronto com policiais grevistas no Estado.

"Ao contrário das famílias despejadas em São José dos Campos, policiais baianos entraram em greve, muitos deles munidos de arma, indo além do pacífico direito de greve que o PT sempre defendeu e continua defendendo."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.