Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-dirigente ataca prévias no PSDB e recebe críticas de pré-candidatos

Texto de José Henrique Reis Lobo na Folha dividiu o tucanato

DANIELA LIMA
VERA MAGALHÃES
DE SÃO PAULO

Artigo assinado pelo ex-presidente municipal do PSDB José Henrique Reis Lobo, ontem, na Folha, dividiu o tucanato e causou mal estar entre os pré-candidatos da sigla a prefeito de São Paulo.

No texto, Lobo desqualifica os quatro postulantes à candidatura pelo PSDB e as prévias da sigla na capital, marcadas para 4 de março.

Ele deixa ainda uma recomendação implícita para que o partido faça um apelo pela candidatura do ex-governador José Serra.

"As anunciadas prévias do PSDB estão metendo o partido numa encalacrada sem tamanho", escreveu Lobo. Em entrevista à Folha após a publicação do texto, ele voltou a atacar as prévias: "Para mim o melhor candidato é José Serra. Se ele quer ou não ser candidato é outra coisa".

Os pré-candidatos e as direções estadual e municipal do PSDB reagiram. O secretário Andrea Matarazzo (Cultura) disse que o texto contraria o sentimento da militância. O deputado Ricardo Trípoli, também pré-candidato, disse que "o artigo presta um desserviço ao partido".

Presidente do diretório estadual, Pedro Tobias subiu o tom: "Chega de ex-presidente criticando prévias. O único que quer emprego sem trabalhar é ele mesmo".

O tesoureiro do PSDB municipal, Fábio Lepique, afirmou que "a opinião do dirigente aposentado é um desrespeito à militância".

Serra resiste a se candidatar, mas nas últimas duas semanas aliados dele e do governador Geraldo Alckmin fizeram uma série de apelos.

O ex-governador não cedeu, mas tampouco rechaçou a possibilidade de disputar a prefeitura, o que foi interpretado como vitória pelos que defendem sua candidatura.

Ontem, em artigo no jornal "O Estado de S.Paulo", Serra criticou "adesismo travestido de 'sabedoria'", o que foi interpretado como uma crítica velada ao prefeito Gilberto Kassab que, alçado ao cargo pelo tucano, planeja hoje aliança com o PT na capital.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.