Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Março vermelho

No centro de embate travado entre PT e PSDB na seara da habitação popular, movimentos de sem-teto já recrutaram 2.000 famílias para rodada de invasões nas próximas semanas, já apelidada de "Novo Pinheirinho". Os líderes, ligados sobretudo ao PSTU e sindicatos, mapeiam terrenos públicos ou em litígio judicial na zona sul de São Paulo e também em Brasília.

Com a ofensiva, pretendem dar resposta ao governo paulista, responsável pela turbulenta reintegração de posse em São José dos Campos, além de pressionar o governo federal a acelerar o Minha Casa, Minha Vida para a faixa de renda inferior a três salários.

-

Radar O Planalto foi alertado sobre o risco de novas invasões nas regiões metropolitanas -hoje são 200 em curso no país. Representantes das associações de moradia popular prospectam áreas pertencentes à União.

Verticalização Já para abrigar os expulsos do Pinheirinho, que recebem aluguel social do Estado e da prefeitura, o Ministério das Cidades considera a construção de unidades financiadas com subsídio federal.

Ruído De um aliado importante, diante das indicações de que José Serra pretende exigir chapa puro-sangue caso decida concorrer à prefeitura paulistana pelo PSDB: "É meio caminho andado para perder a eleição".

Zona azul Setores tucanos avessos às prévias dizem que, caso elas se realizem, vão escolher o "candidato flanelinha", que vai apenas guardar a vaga para José Serra entrar na disputa na véspera das convenções.

Cofre Os partidos que contestam no TSE o pedido do PSD de Gilberto Kassab para ter direito a uma fatia polpuda do fundo partidário têm em mãos parecer do ex-ministro da Justiça Paulo Brossard contrário à redivisão do bolo. Será usado para embasar recursos, que serão ajuizados separadamente.

Forcinha A bancada do PT atua para derrubar o veto de Dilma Rousseff à indicação do deputado Milton Monti (PR-SP) para o Ministério dos Transportes. O motivo é o de sempre: abrir vaga para que José Genoino volte à Câmara, já que o PR estava coligado aos petistas na eleição.

Melhor idade Depois de examinar várias opções para a Secretaria do Trabalho paulista, o PDT deve indicar Carlos Andreu Ortiz, ex-Dieese e hoje no sindicato dos aposentados. O anúncio será segunda-feira, no Bandeirantes, quando o presidente pedetista, Carlos Lupi, selará o pacto com Geraldo Alckmin.

Tertius Diante da briga infindável de João da Costa e João Paulo, a direção nacional do PT passou a discutir a hipótese de um terceiro nome para candidato a prefeito de Recife. O mais cotado é o senador Humberto Costa.

Porém O problema é que o suplente de Costa no Senado é o ex-deputado Joaquim Francisco (PSB), que é soldado do governador Eduardo Campos, e não do PT.

Costumes 1 Além dos crimes contra a vida, capítulo debatido hoje em audiência pública no TJ-SP, a comissão que revisa o Código Penal quer especificar condutas hoje não contempladas na seção de delitos contra a dignidade sexual.

Costumes 2 No caso de estupro, o grupo fala em estabelecer distinção entre vaginal, oral e anal. A ideia dos juízes e procuradores que revisam o texto, de 1940, é incluir também a figura da molestação no novo código e descriminalizar a bigamia.

tiroteio

"Alckmin governa com o lema 'faça o que eu digo; não faça o que eu faço'. Muitas categorias de servidores não recebem o piso que ele fixou para a iniciativa privada."

contraponto

Deu xabu

Em 1994, José Dirceu disputava o governo paulista e o PT se empenhava para levar empolgação à campanha, que não decolava. Aliados prepararam, então, um show pirotécnico para recepcioná-lo em São José do Rio Preto. Quando uma aeronave aterrissou, Paulo Frateschi, à ocasião dirigente estadual da sigla, deu o aviso:

-Podem soltar os fogos!

Só que quem desceu do avião foi Barros Munhoz, então candidato do PMDB e adversário de Dirceu. Os petistas correram para abortar o foguetório, mas era tarde demais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.