Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Primeira encrenca

Antes mesmo de ser selada, a aliança PSDB-PSD na capital já provoca cotoveladas nos bastidores. O prefeito Gilberto Kassab deixou claro que seu apoio a José Serra pressupõe também aliança na eleição para vereador. Como o time do prefeito reúne vários vereadores bons de votos, os tucanos veem no arranjo um risco de perder vagas na Câmara. "Isso significa premiar os vereadores que deixaram o PSDB", protesta um cardeal.

Se Kassab obtiver na Justiça Eleitoral direito a uma fatia maior na propaganda de TV, a pressão pela coligação proporcional será menor. Caso contrário, a aliança será crucial para o prefeito, e vem guerra por aí.

Xeque-mate De um observador do cenário da sucessão em São Paulo, que sofreu reviravolta após a entrada de Serra na disputa e a articulação de Kassab: "É muito xadrez para pouco tabuleiro".

Ritual Serra enviará ainda hoje a carta à Executiva do partido solicitando sua inscrição nas prévias. O grupo se reunirá em seguida para arbitrar sobre se haverá ou não adiamento da escolha. E só amanhã o ex-governador deve anunciar a candidatura.

Pote de mágoa Na reunião com Geraldo Alckmin, Ricardo Tripoli reclamou do método de Serra, de sempre negar que seja candidato e depois mudar de ideia. "Quem vai acreditar que ele não é candidato a presidente?", questionou o deputado.

Aquecimento Fernando Haddad (PT) fará uma série de debates abertos ao público sobre temas relativos à cidade, sempre aos sábados. O primeiro será em 17 de março, para discutir educação.

Equipe Gabriel Chalita sondou marqueteiros que trabalharam para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para substituir Paulo Vasconcelos e Rui Rodrigues. O peemedebista queria exclusividade da dupla, que atua também para os tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia em Minas.

Deixa sair O PT tenta convencer Dilma Rousseff a resistir à pressão para deixar o PDT nomear um novo ministro do Trabalho. Os petistas usam baixo número de votos e alta taxa de infidelidade para argumentar que o partido não fará falta à base.

Polêmica à vista Projeto do conselheiro Marcelo Bechara propõe a abertura para que pessoas não concursadas possam atuar na Anatel. A proposta está longe de ser consensual na agência e deve dividir o conselho.

W.O. O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) frustrou as centrais sindicais ao anunciar que não comparecerá à reunião na Fiesp, amanhã, para tratar de desindustrialização. Sindicalistas se queixam de falta de trânsito com o Planalto.

Companheiro Geraldo Alckmin receberá, na quinta-feira, 22 sindicatos ligados à Federação dos Químicos. A entidade é filiada à Força Sindical, recém-integrada ao governo de SP com a indicação de Carlos Andreu Ortiz para a Secretaria do Trabalho.

Terreno... Validada pelo STF, a Ficha Limpa torna inelegíveis detentores de cargos públicos ordenadores de despesas consideradas irregulares por tribunais de contas. Hoje, só há impedimento caso esses pareceres sejam referendados pelo Legislativo.

...movediço A mudança, uma das mais polêmicas da nova lei, deverá ensejar enxurrada de ações judiciais. "Se o político se sentir prejudicado, pode concorrer com liminar", diz o juiz Márlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Tiroteio

Em 2004, o Serra anunciou para mim que seria candidato, na casa do Fernando Henrique. Eu admiti que ele tinha preferência e abri mão de disputar a prévia. Agora, não.

DO SECRETÁRIO DE ENERGIA DE SÃO PAULO, JOSÉ ANIBAL, pré-candidato a prefeito pelo PSDB da capital, negando que FHC tenha feito um apelo em favor de Serra há oito anos e explicando por que não desiste disputar as prévias.

Contraponto

Censo desportivo

Em Lisboa, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, discorria ao ministro do Desporto de Portugal sobre Parambos, pequeno vilarejo em que seu pai mora, nas proximidades da capital portuguesa:

-Tem 400 habitantes, e 398 torcem pelo Sporting.

Entusiasmado, o ministro português, Alexandre Mestre, que torce pelo time alviverde, concordou:

-É uma região bonita. E o Sporting é unanimidade...

-Na verdade, lá tem um torcedor do Porto e um do Benfica, que é meu pai -, corrigiu o secretário brasileiro.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.