Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil fará licitação internacional de nova estação na Antártida

Complexo, que ficará no local destruído por incêndio, deve começar a operar até 2015

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

O Brasil abrirá nas próximas semanas uma licitação internacional para a construção de uma nova estação científica na Antártida, informou ontem o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O complexo deve começar a operar no verão de 2014-2015, no sítio da base Comandante Ferraz, destruída por um incêndio no sábado.

Enquanto a nova estação não fica pronta, os principais líderes da pesquisa antártica, reunidos ontem em Brasília, propuseram ao governo duas formas de dar continuidade aos projetos: alugando um terceiro navio para servir de base (o Brasil tem dois navios polares, um de pesquisa e um de apoio logístico) e transferindo equipamentos brasileiros para estações de países que já ofereceram ajuda.

Segundo o secretário de Programas de Pesquisa, Carlos Nobre, a primeira medida será colocar no ar os sistemas de coleta de informações que sobreviveram ao incêndio.

No próximo dia 20, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) levará a Ferraz painéis solares e equipamentos para permitir a continuidade da coleta de dados.

O ministro Marco Antônio Raupp disse que a pasta vai liberar recursos adicionais para repor equipamentos.

O detalhamento orçamentário da recuperação da parte científica do programa antártico deve ser conhecido hoje.

Um grupo de pesquisadores formulará as especificações do novo projeto de estação. Resolveu-se que a base será uma só e terá seu foco principal em biologia e monitoramento ambiental.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.