Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Analistas apostam em mais quedas dos juros

DE SÃO PAULO

Diante da retomada tímida da economia, analistas apostam em mais quedas na taxa de juros. Além de dar um gás extra à atividade, a redução dos juros retira rentabilidade de aplicações em renda fixa no Brasil, o que diminuiria a entrada de dólares e a consequente valorização do real.

A moeda americana vem recuando desde janeiro e chegou a ser cotada abaixo de R$ 1,70 na semana passada. O governo reagiu, aumentando a taxação sobre a entrada de dinheiro no país, mas a redução dos juros é considerada a forma mais eficaz de conter a enxurrada de dólares.

A expectativa predominante é que a taxa básica (Selic) será reduzida pelo BC de 10,5% para 10% depois de amanhã, quando ocorre a segunda reunião do Copom (comitê que define a trajetória dos juros no país) do ano.

Mas há quem aposte em redução para 9,75%. Seria o quinto corte da taxa, que em agosto estava em 12,5%.

Também perdeu força a visão quase consensual de que a Selic seria reduzida neste ano até 9,5%. Agora, analistas veem chances crescentes de a taxa cair abaixo de 9%.

Outro fator que alimenta essa percepção é o bom comportamento da inflação no início de 2012. Na sexta, o IBGE divulga o dado de fevereiro e as projeções sinalizam para um número mais baixo que o normal para o mês.

(MS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.