Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estudo mostra que 7 países têm emprego recorde

DE SÃO PAULO

Um dos fatores que levaram à desaceleração da economia brasileira em 2011 é resultado de um "bom problema", que se repete em outros seis vizinhos latino-americanos: taxas de desemprego em níveis historicamente baixos e aumentos mais fortes dos salários.

Embora seja boa notícia para os governantes, esse cenário é combustível para a disparada da inflação.

Estudo feito pelo banco HSBC, obtido com exclusividade pela Folha, mostra que além do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Panamá e Uruguai têm hoje taxas de desemprego em pisos recordes.

No ano passado, o governo brasileiro teve de adotar medidas para esfriar a economia a fim de controlar a inflação. Um dos vilões foi o aumento dos preços dos serviços, justamente os que respondem imediatamente a salários mais elevados.

"Não existe nada que tenha só o lado bom", afirma o economista-chefe do HSBC, André Loes.

De acordo com ele, essa sensação de riqueza não deve se alterar nos próximos dois ou três anos, pois é resultado de uma combinação de uma década de taxas de crescimento constantes e, mais recentemente, da alta do preço das matérias-primas.

O lado negativo é que isso requer mais cuidado dos governos.

"A inflação fica mais alta e com o risco de subir de uma hora para outra, a qualquer choque de preços, como aumento de alimentos ou do petróleo", explica o economista do banco.

(MC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.