Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo líder terá de agir igual a mim, afirma Jucá

'O que eu fiz, ele continua fazendo', diz ex-líder do governo no Senado

Para senador do PMDB, 'discussão não é mudar as pessoas, mas ampliar a forma de ação, e aí cabe à presidente'

SIMONE IGLESIAS
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Duas semanas após ser retirado da liderança do governo no Senado pela presidente Dilma, Romero Jucá (PMDB-RR) diz duvidar que seu substituto, Eduardo Braga (PMDB-AM), mude a relação entre Legislativo e Executivo.

"O que eu fiz, ele continua fazendo", afirmou Jucá, que também foi líder do governo na Casa nas administrações FHC e Lula.

-

Folha - O que levou os senadores da base aliada a votarem contra o governo?
Romero Jucá - Os senadores reclamam muito mais da falta de consideração, de atenção, que de alguma coisa concreta, como uma nomeação ou liberação de emenda.
O senador Eduardo Braga disse que vai inaugurar "novas práticas" no Senado.
Ele disse que não tinha se referido ao nosso trabalho. Quem pode falar de novas práticas é ele. O que eu fiz, ele continua fazendo. Não houve, enquanto fui líder, nenhuma prática recriminável.

A responsável pela articulação política é a ex-senadora Ideli Salvatti. Como avalia a condução da ministra?
A Ideli se esforça, a interlocução melhorou, mas precisa ser ampliada, não é boa. O governo precisa fazer mais política. Precisa se conscientizar de que a relação entre Executivo e Legislativo é legítima.

A saída da ministra Ideli seria uma alternativa?
Se eu disser que é, pode parecer um pouco de mágoa, e eu não tenho. Se eu disser que não é, então podem dizer que "então está tudo bem". A discussão não é mudar as pessoas, mas ampliar a forma de ação. Aí cabe à presidente.

FOLHA.com
Veja a entrevista
folha.com/no1067089

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.