Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Bem a calhar

O PT vai usar os desdobramentos da Operação Monte Carlo, que prendeu o empresário de jogos Carlos Cachoeira, para desgastar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Senadores e deputados petistasmudaram o tom e pasaram a cobrar explicações de Demóstenes Torres (DEM-GO) e de Gurgel -que teria ciência das ligações do senador com Cachoeira desde 2009.

"O PT não perdoa as alegações finais do Gurgel no mensalão. Virou fixação", diz um parlamentar. A ideia é minar a credibilidade do procurador-geral para que ele chegue enfraquecido ao julgamento do principal escândalo do governo Lula, que pode ocorrer neste ano.

-

Níqueis Carlos Cachoeira já havia tentado contratar Márcio Thomaz Bastos antes de chamar Ricardo Sayeg para defendê-lo. O acerto, na época, não ocorreu porque o empresário achou os honorários advocatícios do ex-ministro muito salgados.

Férias frustradas O STF (Supremo Tribunal Federal) discute proposta levantada internamente para que seja suspenso o recesso de julho e haja uma convocação exclusiva para os ministros julgarem o processo do mensalão.

Tarde demais Advogados de réus do mensalão dizem que é vencida a discussão sobre se o ministro Dias Toffoli vai alegar suspeição no julgamento. Ele já atuou no processo, em decisões monocráticas e colegiadas.

Camarada Chamou a atenção o entusiasmo de Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) nos 90 anos do PC do B, no Rio, sábado. Comunistas disseram que o ministro cantou a Internacional inteira, com o braço erguido.

Social A representante do governo Obama para relações intergovernamentais, Reta Jo Lewis, estará no Brasil até 3 de abril para contatos com governos estaduais, às vésperas da ida de Dilma Rousseff aos EUA. Visitará Rio, São Paulo, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte.

Bússola 1 Em incursão ontem pelo Itaim Paulista, bairro da zona leste que confundiu com o Itaim Bibi em novembro, Fernando Haddad passou por nova saia-justa. Em visita ao Hospital Geral, o petista perguntou ao diretor o que a prefeitura estava fazendo pela unidade.

Bússola 2 Surpreso, foi informado de que se tratava de serviço estadual, gerenciado pela Casa de Saúde Santa Marcelina. O hospital municipal gerido pela mesma organização fica na Cidade Tiradentes, a 15 km dali.

Dama de ferro Um dos principais tópicos da reunião de sábado do conselho político de Haddad será a entrada de Marta Suplicy na campanha. A avaliação é que, sem Lula à disposição, a presença da senadora se tornou mais importante nessa fase.

Mapa astral Cotado tanto para integrar a coordenação da campanha de José Serra quanto para concorrer a vereador, o secretário Andrea Matarazzo (Cultura) pediu audiência com Geraldo Alckmin para definir seu futuro. Para sair à Câmara, tem de deixar a pasta até abril.

Azarão No rescaldo das prévias, os tucanos diziam ontem que a surpresa foi a boa votação de Ricardo Trípoli. Aliados de Serra esperavam que, com a deserção de parte do grupo do deputado, ele não chegasse a 10%.

Grid O deputado estadual Carlos Giannazi venceu as prévias paulistanas do PSOL e fez 62 delegados para a Conferência Eleitoral do dia 31. Ivan Valente, presidente nacional da sigla, fez 58 delegados, e Odilon Guedes, 7.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

O Zé Aníbal pode dizer que é a maior liderança individual do PSDB paulistano. Serra teve apoio de Alckmin, Matarazzo e Covas e teve 52%; ele, sozinho, teve 31%.

DO VEREADOR ANTONIO DONATO, presidente municipal do PT, sobre o resultado das prévias tucanas, nas quais José Serra foi escolhido candidato a prefeito de São Paulo com votação menor que a estimada por seu grupo.

contraponto

Gato escaldado

Ajudante de ordens do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o major Marcelo Salles entrou no gabinete do tucano esbaforido.

-Governador, o secretário de Fazenda no telefone. Diz que é urgente e que é boa notícia.

Alckmin, que despachava, respondeu:

-Salles, diga ao Andrea Calabi que depois eu ligo.

Diante da hesitação do ajudante de ordens em dispensar o secretário, o governador tratou de emendar:

-Já aprendi que boa notícia nunca é urgente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.