Índice geral Poder
Poder
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Procurador da República vai investigar senador do DEM

Gurgel diz ver indício de crime na relação de Demóstenes com empresário do jogo

Congressista, que afirma sofrer 'ataques à honra', abandonou ontem posto de líder de seu partido no Senado

GABRIELA GUERREIRO
FELIPE SELIGMAN
SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

Prestes a ser investigado no STF (Supremo Tribunal Federal), acuado por seus pares e sem o apoio de seu próprio partido, o senador Demóstenes Torres (GO), um dos principais congressistas da oposição, deixou ontem a liderança do DEM no Senado.

A decisão ocorreu pouco antes de a Procuradoria-Geral da República pedir abertura de inquérito no STF contra ele por ver indícios de crime em suas relações com o empresário Carlos Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob acusação de explorar jogos ilegais.

"Considerei grave o suficiente para que houvesse o pedido de instauração de inquérito", disse o procurador-geral Roberto Gurgel.

De acordo com as informações no site do STF, o procurador-geral quer investigar a suposta prática dos crimes de corrupção passiva, prevaricação e advocacia administrativa (quando um funcionário público patrocina interesse privado perante a administração). O pedido enviado tem 56 páginas e 16 apensos.

Congressistas foram ontem à Procuradoria cobrar um posicionamento de Gurgel, que disse não ter aberto investigação antes pelo grande volume de material a ser analisado, incluindo dez meses de interceptações telefônicas.

Demóstenes optou por renunciar à liderança por não ter mais condições para conduzir votações. O presidente do partido, senador José Agripino (RN), assumiu seu lugar.

Abatido, Demóstenes passou o dia trancado em seu gabinete e não circulou pelos corredores do Senado.

Ele procurou líderes partidários para pedir apoio político. Disse que espera o julgamento criminal pelo STF, mas fez apelos para evitar a abertura de um processo no Conselho de Ética do Senado -o que poderia acarretar a perda de seu mandato.

O PSOL já anunciou que vai encaminhar representação ao conselho se o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não solicitar formalmente investigações.

Em conversa com o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), Demóstenes pediu para ser poupado. Inicialmente ouviu que teria respaldo da bancada, mas perdeu o apoio dos principais aliados depois que o procurador decidiu abrir o inquérito.

O próprio presidente do DEM admitiu a possibilidade de expulsão de Demóstenes ao dizer que a sigla não convive com a "falta de ética".

Outro aliado de Demóstenes, o senador Álvaro Dias (PR), líder do PSDB, também defendeu a apuração alegando que a Casa não pode ter "dois pesos e duas medidas".

Em carta a Sarney, Demóstenes prometeu prestar esclarecimentos, mas se disse vítima de "ataques" à sua honra. Ele prometeu ir à tribuna da Casa para se defender.

Na carta, Demóstenes voltou a pedir que o STF faça "meticulosa investigação" se existir "alguma suspeita" sobre a sua conduta. "Não me escusarei de responder a qualquer questionamento."

A situação do senador se complicou depois que, na semana passada, reportagem do jornal "O Globo" afirmou que ele pediu R$ 3.000 a Cachoeira. Antes, ele já havia admitido ser amigo do empresário, de quem recebeu presentes, além de um celular antigrampo -como a Folha mostrou.

Cerca de 300 ligações entre ele e Cachoeira foram gravadas pela PF. Também são citados na investigação os deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Rubens Otoni (PT-GO). A Procuradoria deve abrir inquérito contra eles.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.