Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arquidiocese vetará missa em favor de candidatos

Cartilha orientará comportamento de religiosos no pleito de outubro

D. Odilo Scherer diz que caberá à igreja realizar encontros de políticos com a comunidade para debater promessas

DO PAINEL

A Arquidiocese de São Paulo proibirá o engajamento explícito de padres na campanha eleitoral e o uso de missas para difusão de propaganda em favor de candidatos a prefeito e a vereador.

As orientações constarão em cartilha, que reproduzirá texto da Regional Sul-1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O material será distribuído nas paróquias da capital tão logo expire o prazo para as convenções partidárias, em junho.

Para o arcebispo d. Odilo Scherer, caberá à Igreja Católica estimular a realização de encontros entre os postulantes à prefeitura e à Câmara Municipal, desde que não sejam realizados nos templos.

Outra condição é que a discussão de projetos seja franqueada a todas as siglas inscritas no pleito. Para abrigar tais debates, ele sugere a utilização de salões paroquiais.

D. Odilo não quis se pronunciar sobre a possível influência do movimento dos carismáticos em favor de Gabriel Chalita (PMDB).

Segundo ele, a ideia da arquidiocese é reeditar um manual denominado "Votar Bem", que enumera características do candidato que merece o apoio do eleitor católico, sem mencionar nomes.

METAS

Ativo em campanhas eleitorais, Antonio Marchioni, o padre Ticão, da zona leste paulistana, elaborou um plano de metas para sua região e entregou aos pré-candidatos. "Temos gravadas as promessas da eleição passada que não foram cumpridas. E vamos cobrar", diz.

"Queremos saber o que vão fazer com as crianças fora de creche. Como farão políticas de cultura. E também como cuidarão dos idosos. A cidade vai muito mal neste quesito."

Embora não decline seu voto ("só em confissão"), padre Ticão reunirá os pré-candidatos em 24 de agosto, data em que espera extrair compromisso público com a pauta de reivindicações do extremo leste do município. (FÁBIO ZAMBELI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.