Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Datafolha estreia novo cálculo de multidão

Metodologia, mais precisa, permite contagem de participantes durante o deslocamento e foi usada em procissão em SP

Caminhada católica na zona leste de São Paulo reuniu cerca de 10.200 pessoas, segundo a medição do instituto

Danilo Verpa/Folhapress
Participantes da 28ª edição da Caminhada da Ressurreição, na zona leste de São Paulo
Participantes da 28ª edição da Caminhada da Ressurreição, na zona leste de São Paulo

DE SÃO PAULO

O Datafolha inaugurou neste final de semana, ao acompanhar uma caminhada católica em São Paulo, novo método de medição de multidões.

Em eventos que envolvem deslocamento, a metodologia permite calcular, além do total de participantes, a variação do público ao longo do trajeto: quantos entraram e saíram e quantos permaneceram do início ao fim.

É possível ainda traçar o perfil dos participantes em diferentes momentos do evento -mais uma novidade em relação a outros métodos.

Pela estimativa do Datafolha, ao todo cerca de 10.200 pessoas participaram da 28ª Caminhada da Ressurreição.

A procissão de 13 quilômetros pela zona leste da capital começou na madrugada de sábado, com 3.100 pessoas, e terminou no raiar do domingo de Páscoa, com 4.000.

O pico aconteceu duas horas depois do início, com 9.500 pessoas presentes.

A Polícia Militar e os organizadores da caminhada não divulgaram sua estimativa.

Em muitos casos, a rotatividade de pessoas em um evento é citada pelos organizadores para justificar a diferença entre o público divulgado por eles e os números dos institutos de pesquisa.

Em julho do ano passado, por exemplo, o Datafolha mostrou que na avenida Paulista e na rua da Consolação -onde acontece a Parada Gay em São Paulo- cabem, no máximo, 1,5 milhão de pessoas.

No mês anterior, quando aconteceu a parada, os organizadores haviam divulgado a participação de 5 milhões.

"Sempre se criticou a contagem estática para eventos com deslocamento. Esse novo método oferece uma alternativa mais precisa", disse Alessandro Janoni, diretor de pesquisa do Datafolha.

Para calcular o entra e sai da multidão, 15 pesquisadores aplicaram um questionário a cem pessoas, de hora em hora. Era questionado, por exemplo, a que horas a pessoa entrou na passeata.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.